utv polaris utv polaris

UTV Polaris: saiba tudo!

6 minutos para ler

O UTV é uma mistura de carro e quadriciclo que tem se tornado febre nos ralis. Um dos mais conhecidos e desejados é o UTV Polaris, com destaque para sua performance off-road muito superior aos concorrentes.

Está pensando em comprar um UTV Polaris, mas não sabe exatamente qual o melhor? Siga lendo este conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o UTV Polaris?

A sigla UTV significa Utility Task Vehicle, algo como veículo utilitário multitarefas. Ele é uma espécie de meio termo entre um carro e um quadriciclo, com uma base e uma motorização semelhante a um quadriciclo, mas um “jeitão” de moto, desenvolvido para o trabalho no campo e para o lazer em trilhas off-road.

O UTV ainda conta com uma espécie de gaiola (estrutura tubular em torno da carroceria) que ajuda a proteger os passageiros em caso de capotagens e acidentes. Porém, da mesma forma que os quadriciclos, os UTVs não podem ser emplacados. Portanto, não podem circular em vias públicas.

Os motores podem ter até 1 mil cilindradas e fazem de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

O UTV Polaris é um dos mais potentes disponíveis no mercado, com diferentes linhas e opções para todos os desejos e necessidades.

Onde usar?

O UTV costuma ser usado para mover pessoas e equipamentos em situações que exigem estabilidade e capacidade de transporte na terra, na lama e até na neve. É possível usar seu UTV em fazendas, setores da construção civil que exigem desempenho mais robusto, em eventos ao ar livre e também em provas de ralis e em trilhas off-road.

Inclusive, há uma prova específica no Rally Dakar, desde 2017, para esse tipo de automóvel.

Qual o melhor UTV Polaris para comprar?

A Polaris, sem dúvida, é uma das marcas mais conhecidas de UTV. Separamos alguns modelos da linha para você conhecer.

UTV Polaris 900

O RZR S 900 é uma combinação perfeita de potência, suspensão e agilidade e é ideal para quem deseja explorar o melhor dos dois mundos: trilhas e competições off-road.

Esse UTV é equipado com motor ProStar com 76 cv de potência, duplo comando de válvulas no cabeçote, 4 válvulas por cilindro e sistema de injeção eletrônica. Em comparação com o modelo antigo, o RZR S 800, o novo motor apresenta um ganho de 40% de potência e de 14% em torque, sendo 13% mais rápido na aceleração, ideal para enfrentar qualquer trilha em qualquer terreno.

O modelo vem equipado com amortecedores Fox Podium X 2.0, com regulagem de compressão, mola simples na dianteira e dupla na traseira, além de curso de suspensão e altura livre ao solo de 32 cm, permitindo transpor os obstáculos com mais facilidade e eficiência.

Outro destaque é o sistema de direção elétrica (EPS), considerado o mais suave do segmento, com assistência variável progressiva para maior facilidade na condução em baixas velocidades e maior precisão em altas velocidades.

UTV Polaris 1000

O UTV Polaris RZR XP 1000 é o mais vendido do mundo, permitindo explorar qualquer terreno e trilha, com desempenho excepcional. Para isso, ele conta com a melhor combinação de potência, suspensão e agilidade para uma experiência de pilotagem completa e gratificante.

O motor é um ProStar 1000 com 111 cv e um torque robusto em baixa, para uma explosão de força instantânea. O curso de suspensão utilizável é de 50,8 cm permitindo cruzar com facilidade qualquer obstáculo, além de contar com amortecedores Walker Evans com tecnologia de agulha.

O sistema de tração nas 4 rodas ajuda a trazer ainda mais aderência e performance para qualquer trajeto. Por todos esses detalhes, o UTV Polaris 1000 é o mais vendido do setor.

Outros UTVs para você conhecer

Além do UTV Polaris, separamos outras boas alternativas para você conhecer, como o UTV CFMOTO UFORCE 600, com incrível capacidade de carga, multi funções e manuseio perfeito. Ele é ideal para os trabalhos no campo, na construção ou para o lazer.

É o único modelo que vem equipado de fábrica com caçamba basculante. Tem capacidade de carga de 575 kg e é ideal para as atividades agrícolas, industriais e florestais. O modelo possui direção elétrica, proporcionando mais conforto na sua condução.

Outro bom modelo é o CFMOTO UFORCE 550, que também vem equipado com caçamba basculante, além de ter capacidade de carga de 575 kg e direção elétrica

A diferença entre os dois modelos é que o UFORCE 600 tem motor com 580 cc, atingindo velocidade máxima de 95 km/h e o UFORCE 550 tem motor com 500 cc, atingindo velocidade máxima de 84 km/h. 

Como pilotar UTV?

Quer começar a curtir toda a adrenalina de pilotar um UTV. Veja as dicas que separamos!

Pneus e rodas

O pneu é o único item que faz contato com a trilha e garante a aderência durante a condução. Então, sempre verifique a pressão de ar recomendada pelo fabricante e se não existem sinais de desgaste no pneu. Isso fornecerá mais tração e melhor manuseio.

Controles

Deslize o assento para cima, para alcançar os pedais, assegurando conforto e segurança. Trave o freio e os interruptores nas posições do guidão do seu UTV.

Equipamentos de proteção

Pilotar um UTV só deve ser feito com capacete com queixeira, luvas, proteção para os olhos e roupas de proteção como jaqueta e calça comprida. Só se deve transportar passageiros nos modelos concebidos para essa finalidade e respeitando a capacidade máxima indicada pelo fabricante.

Amaciamento

Se você acabou de comprar seu UTV, respeite o procedimento de amaciamento. Os motores precisam de um tempo para funcionarem bem durante a vida útil esperada do UTV. Uma aceleração suave e velocidades de condução inferiores às normais, nos primeiros usos, facilitarão o motor atingir sua capacidade de operação adequada sem quebrar.

Controle do acelerador

O controle adequado do acelerador é essencial para pilotar seu UTV. Em mudanças de direção ou trocas de terreno, acelerar de forma incorreta pode fazer você perder o controle e até sofrer um acidente, patinando nas curvas. A dica principal é conhecer bem sua máquina, entender como funciona sua aceleração, respeitar sua potência e sua curva de aprendizado.

E aí, curtiu conhecer mais sobre o UTV Polaris? Compartilhe essas dicas com seus amigos nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário