Quanto pesa um jet ski Quanto pesa um jet ski

Quanto pesa um jet ski?

6 minutos para ler

Hoje em dia, jet skis são sinônimos de lazer e diversão – tanto para quem quer desfrutar de momentos em família ou junto com amigos, quanto para quem não abre mão de curtir a sua própria companhia. 

Até quem não conhece muito sobre o mercado náutico possui alguma noção das principais características desse veículo aquático, bastante versátil e cada vez mais comum. No entanto, se o seu objetivo é dominar cada vez mais o assunto, você está no lugar certo. Conhecer o peso de um jet ski, por exemplo, pode ser bastante útil antes de adquirir o seu.

Continue a leitura para entender mais!

Curiosidades sobre os jet skis

Origem do nome

Também conhecidos como motos aquáticas, os primeiros jet skis surgiram na Europa em meados da década 50, apesar de terem se popularizado somente em 1973, após o lançamento do novo modelo da Kawasaki à época.

O mais interessante, aqui, é que o veículo aquático criado pela empresa japonesa recebeu o nome de Jet Ski e acabou se tornando marca registrada da Kawasaki. Portanto, ao pé da letra, quando falamos em jet ski, estamos nos referindo a uma marca específica – e não de um modelo de veículo náutico.

Legislação

As motos aquáticas começaram a ganhar popularidade por serem leves, de fácil transporte (uma vez que podem ser deslocadas de carro), e por atuarem como um esqui aquático, com o diferencial de não necessitarem de outro barco.

No Brasil, para pilotar um jet ski, o condutor precisa tirar a Carteira de Habilitação de Amador – CHA na categoria motonauta (MTA), a embarcação deve estar devidamente registrada e não pode trafegar a menos de 200 metros da costa. Além disso, não possibilita pernoite em águas fluviais ou marinhas.

Tipos

Podemos encontrar no mercado dois tipos de jet skis: para navegar em pé e para navegar sentado. O primeiro modelo possui apenas um lugar e, por exigir mais habilidade do piloto, é voltado para a prática esportiva. No segundo caso, a embarcação comporta até quatro pessoas e é ideal para a recreação. 

Ambos os modelos possuem boa performance e agilidade, sem contar que garantirão muita adrenalina e diversão para quem está em busca de lazer.

Quanto custa um jet ski

Mas, afinal, quanto custa os jet skis? Assim como qualquer veículo, as motos aquáticas também possuem diferentes modelos, anos de fabricação, estados de uso, motorização e características diversas, o que as fazem apresentar preços bastante variáveis no mercado.

Para se ter uma ideia, é possível encontrar modelos a partir de 4 mil, usados, enquanto os mais modernos podem ultrapassar a marca dos 100 mil. Geralmente, os mais baratos são os modelos fabricados na década de 90, motorizados em dois tempos e para pilotar em pé.

Os jet skis mais modernos, possuem sistema de injeção eletrônica de combustível e motorização de 4 tempos, características que melhoram consideravelmente sua performance – e também o seu preço.

As principais marcas que comercializam o que há de mais novo no mercado das motos aquáticas são, atualmente, a Yamaha, Kawasaki, Sea-Doo e BRP.

Quanto pesa um jet ski

Observar quanto pesa um jet ski é super importante na hora de cuidar corretamente seu veículo aquático. Para transportar e armazená-lo com segurança, saber suas dimensões, peso e particularidades será de grande valia até mesmo para evitar gastos inesperados com manutenção e reparos.

Abaixo, vamos trazer para você algumas características de 4 modelos diferentes da Yamaha. Fique por dentro:

1- Jet Ski Yamaha Waverunner Vx Cruiser Ho 1.8

Aceleração intensa e salto instantâneo a alta velocidade, esse modelo garante um passeio que o liberta da força da gravidade – ao mesmo tempo em que possui um controle firme sobre a água.

Peso seco: 330 kg

Capacidade do tanque: 70 litros

Comprimento: 3,35 m ou 10,9 pés

Capacidade: 3 pessoas

2- Jet Ski Yamaha Waverunner Vx

Acionando um simples botão, a ignição é ativada ou desativada. Ideal para pilotos iniciantes, o sistema RIDE garante mais segurança com o desacelerador eletrônico.

Peso seco: 321 kg 

Capacidade do tanque: 70 litros

Comprimento: 3,34 m ou 10,9 pés

Capacidade: 1 a 3 pessoas

3- Jet Yamaha Waverunner Sj 700 Super Jet

Sua leveza e formato côncavo proporcionam agilidade nas curvas fechadas e verdadeira aderência na superfície da água. O casco em fibra de vidro e plástico injetado, reforçado nas áreas de maior impacto, garante maior resistência e durabilidade.

Peso seco: 139 kg 

Capacidade do tanque: 18 litros

Comprimento: 2,24 m ou 7,3 pés

Capacidade: 1 pessoa

4- Jet Yamaha Waverunner Fzr Svho

Equipado com o vigoroso motor Supercharged com intercooler, 1812 cc, 4 cilindros e 16 válvulas, é o maior jet ski da categoria. Neste modelo, você encontra todos os elementos que garantem alto desempenho a uma embarcação em um só lugar.

Peso seco: 359 kg  

Capacidade do tanque: 70 litros

Comprimento: 3,37 m ou 11 pés

Capacidade: 1 a 3 pessoas

Outro ponto que merece atenção e pode gerar dúvidas é relacionado à autonomia dos tanques de combustível. A maioria dos tanques das motos aquáticas comporta aproximadamente 70 litros, com exceção dos modelos menores, como o Jet Yamaha Waverunner Sj 700 Super Jet, por exemplo.

Os jet skis com motores básicos costumam navegar até seis horas com o tanque cheio. Esse tempo pode cair para duas horas e meia no caso dos modelos mais potentes.

Como podemos ver, existem diversos modelos jet ski no mercado para os mais diferentes gostos e objetivos – esses são apenas alguns exemplos.

Se você está começando agora a se aventurar no mundo náutico, ou é veterano no assunto, aproveite para conhecer vários outros modelos de jet ski disponíveis e solicite-nos um orçamento. O importante, aqui, é não deixar para depois os momentos de lazer e diversão. Será um prazer atendê-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?