remo para caiaque remo para caiaque

Qual o tamanho do remo para caiaque?

6 minutos para ler

O remo para caiaque é quase tão importante quanto o próprio caiaque em si. Afinal, ele tem total influência no desempenho da embarcação na água.

Para cada tipo de uso, será preciso um remo diferente. Além disso, quem está pensando em competir, precisa ter atenção redobrada, já que cada modalidade pode ter uma exigência específica.

Se você não sabe exatamente como escolher o remo para caiaque e nem qual o tamanho adequado, siga conosco!

Como escolher o remo para caiaque?

São vários pontos que devem ser considerados na hora de escolher o remo para caiaque. Citamos os mais importantes. Confira.

Ângulo

Ao pesquisar sobre remos para caiaque, você deve ter se deparado com opções de baixo e alto ângulo.

O remo de baixo ângulo conta com seu eixo ligeiramente inclinado, com a mão superior ficando abaixo do nível do ombro. É o curso ideal para quem está usando o caiaque de forma relaxada, apenas como recreação, em águas planas.

O remo de alto ângulo tem o eixo mais inclinado e um caminho de lâmina próximo ao caiaque. Esse é um dos cursos mais usados por remadores que desejam progredir com mais velocidade. O traço requer precisão e pode ser fatigante para quem não possui essa perícia.

Além disso, esse curso requer uma raquete mais curta e uma lâmina mais larga.

Material

O material do qual o remo é feito também tem impacto nos resultados. Os materiais leves ajudam a reduzir a fadiga. Além disso, dependendo do tipo de material, a forma como a energia é transferida traz diferenças em relação ao traço. Vamos ver alguns dos mais comuns?

  • Lâminas de plástico/ nylon: é a opção mais barata e muito usada por remadores recreativos, devido a sua alta resistência. Contudo, caso seja deixado no sol, poderá se degradar ou rachar. A flexibilidade do material na água, ainda, pode comprometer a eficiência da remada.
  • Lâminas de fibra de vidro: tem preço intermediário, oferecendo boa durabilidade e desempenho. Ele é mais leve que o plástico, e não sofre o risco de rachar durante as remadas. Como é um material mais rígido, é bastante eficiente na água. É a melhor opção para remadas oceânicas.
  • Lâminas de fibra de carbono: o preço é mais elevado, porém oferece alto desempenho. É ultraleve e ultra-suave, assegurando uma remada profissional.

Design da lâmina do remo

O design assimétrico é o mais comum. A lâmina é relativamente estreita e mais curta de um lado, fazendo com que a área da superfície da lâmina fique mais uniforme quando está empurrando a água.

A forma mais simples de identificar uma lâmina assimétrica é conferindo a nervura do seu centro, que permite que a água flua suavemente e de forma uniforme sobre as duas metades da lâmina. Caso a lâmina não tenha essa curvatura, pode ser mais complicado escoar a água.

Esse é um desenho polivalente que serve tanto para remadas em águas tranquilas, como oceânicas ou águas brancas. Ele não oferece a maior velocidade ou “ataque”, mas é fácil de remar.

Existem também pás assimétricas mais estreitas e longas. Elas não são muito comuns no Brasil, mas são indicadas para remadas longas em caiaques oceânicos e de turismo, especialmente para os modelos dotados de leme.

Caso vá fazer longos períodos de remo, prefira as lâminas mais estreitas, que são mais confortáveis. As lâminas mais largas são ideais para velocidade.

Lendel

Essa é a pá mais usada pelos canoístas oceânicos brasileiros, com um desenho que lembra uma colher. A sua área intermediária permite uma excelente força na remada, sem cansar demais, além de facilitar o uso de apoios altos, baixos e lemes.

Rasmussen

É uma pá que requer um pouco mais de experiência. Tem o desenho de uma calha na parte superior da pá, o que pode tornar a remada desgastante caso ela não esteja afinada, uma vez que as variações de inclinações refletirão na direção do barco. 

A pá foi desenhada para provas de velocidade e oceânicas, por isso é mais larga, pegando mais água e exigindo mais força. Ela é indicada para provas curtas de velocidade, normalmente em raias. Se for fazer uma remada mais longa, opte pelas pás mais estreitas.

Europeu

Esse é o remo mais usado em todo o mundo. Ele tem um formato simétrico entre as pás e permite ao remador trabalhar as duas faces na água, tornando o manuseio fácil e versátil.

Com o remo europeu, é fácil realizar manobras como lemes de popa e proa, deslocamento lateral, varreduras, auto-resgastes, entre outras.

Costuma ser o remo de primeiro contato do remador, que não vem das raias olímpicas. É usado em pequenas, médias e grandes expedições, proporcionando um misto de remadas ao longo do percurso.

Qual o tamanho do remo para caiaque?

Descobrir o comprimento do remo para caiaque não é difícil. Quanto maior for o caiaque, maior a paleta precisa ser. Além disso, quanto mais alto for o remador, mais longo deve ser o remo.

Se você está começando e mede entre 1,5m e 2m, use a fórmula: (1050 + sua altura) /69. Outra forma de avaliar, é conferir a indicação do fabricante. Normalmente, eles costumam indicar para quais alturas determinado remo é indicado.

Também existe a possibilidade de você escolher um remo que seja equivalente a sua altura mais o seu braço esticado, de forma que você consiga dobrar os dedos sobre a lâmina da pá. 

Caso fique em dúvida entre dois tamanhos, opte pelo menor. Qualquer um dos dois tamanhos provavelmente irá funcionar, mas o remo menor será um pouco mais leve. Porém, se você tiver um torso mais curto, o ideal é preferir o remo mais longo que terá melhor alcance direcional.

Ainda está em dúvida? Siga a tabela abaixo com a altura do remador e o comprimento do remo:

  • 1,52m a 1,61m: remos de 46 a 47”;
  • 1,62m a 1,70m: remos de 47 a 49”;
  • 1,71m a 1,80m: remos de 49 a 51”;
  • 1,80m a 1,82m: remos de 51 a 52”;
  • 1,83 m a 1,89m: remos de 52 a 53”;
  • 1,90m a 1,98m: remos de 54 a 56”.

Além de encontrar as medidas em polegadas, também existem marcas que oferecem essas medidas em centímetros, com opções, por exemplo de remo de 180cm e até com opções de remos de 215 cm.

Como você viu, existem várias informações importantes na hora de escolher o remo para caiaque. Assim, é essencial que você analise o tipo de remador que você é, o caiaque que possui e as águas em que irá navegar.

Gostou deste conteúdo? Ajude seus amigos a escolherem o remo certo: compartilhe estas dicas nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário