Praias brasileiras para se aventurar sobre águas

7 minutos para ler

O Brasil é o 16º país em termos de extensão de litoral, com 7.491 km. Justamente por isso, o que não faltam são praias incríveis para todos os gostos e estilos. Mas você sabe quais são as melhores praias brasileiras para quem deseja navegar ou curtir com a família?

Neste conteúdo, elencamos as melhores praias brasileiras para você conhecer e desbravar. Vem ver!

Quais são as melhores praias brasileiras para navegar?

Se você ama navegar, temos ótimas notícias, já que existem inúmeros refúgios incríveis no litoral brasileiro para desbravar. Veja algumas ideias que selecionamos para incluir no seu próximo roteiro de férias.

Ilha do Cardoso, Cananéia

A Ilha é parte integrante do Parque Estadual Ilha do Cardoso, com acesso controlado. É um ambiente totalmente rústico, sem energia elétrica e nem carros. Por isso, você terá um contato muito mais próximo com a natureza, a fauna e a flora exuberantes da região que é declarada Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco.

Ilha das Cabras e Ilha de Alcatrazes, São Sebastião

Ainda no litoral paulista estão duas joias raras que só podem ser acessadas por barco. A Ilha das Cabras abriga o Santuário Ecológico Submarino e é ponto de snorkeling, devido às suas águas bastante claras.

Já Alcatrazes é quase um cenário de filme, devido a sua enorme beleza natural. A ilha está dentro de uma área de conservação marinha de 70 mil hectares.

Arraial do Cabo

No Rio de Janeiro, um destino que não poderia ficar fora da nossa lista é Arraial do Cabo, considerado o “caribe brasileiro”. São inúmeras praias que você poderá visitar de barco, além de ilhas e locais de beleza ímpar. Uma das vantagens é o mar calmo que possibilita tanto a pesca como os famosos mergulhos.

Salvador

A costa baiana é uma das mais exuberantes do nosso país – e um dos passeios mais procurados é o que vai de Salvador a Itaparica, um vilarejo pequeno com apenas 40 moradores e de onde se tem uma linda vista da praia. As águas de lá são bastante calmas e excelentes para o mergulho.

Ilha da Pedra Furada, Camamu

Ainda na Bahia, destaque para a Ilha da Pedra Furada, que fica em Camamu. Só é possível ter acesso a ela de barco – além da própria ilha, o passeio vale pela beleza incrível das praias que você encontrará no percurso.

Angra dos Reis

Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, abriga 365 ilhas, sendo, portanto, um excelente destino insular. Embora Ilha Grande seja a mais famosa, existem diversas outras que merecem sua visita, como Gipoia e Botinas.

Paraty

Também no Rio de Janeiro, está Paraty, cidade cujo os principais destinos apenas são acessíveis por barco. Dentre tantos locais incríveis, destaque para o Saco do Mamanguá, um braço de mar que se estende quilômetros adentro.

Quais as melhores praias brasileiras para viajar?

Você, por outro lado, não está pensando tanto na navegação, mas deseja conhecer as praias brasileiras mais bonitas? Nós separamos algumas que você precisa conhecer!

Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

Sempre na lista das praias mais bonitas do Brasil, a Baía do Sancho é um dos passeios mais procurados de Fernando de Noronha. Ela fica em meio a um enorme paredão de pedras e o acesso apenas é feito pelo mar ou por uma escadaria criada no meio de uma fenda.

No alto estão alguns mirantes que permitem observar tanto a Baía do Sancho como a vizinha Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos.

Baía dos Golfinhos, Pipa (RN)

Pipa é um destino capaz de agradar a todos os públicos e a Baía dos Golfinhos, certamente, é uma das praias mais bonitas do país. O nome não é por acaso já que você conseguirá avistar golfinhos nadando pertinho da faixa de areia. O acesso à praia, contudo, só é possível quando a maré baixa e o caminho fica sem água.

Ilha do Campeche, Florianópolis (SC)

Um lugar imperdível que não pode ficar de fora do seu roteiro por Floripa. A ilha tem águas cristalinas, tranquilas e perfeitas para relaxar. Além da beleza, o local é patrimônio arqueológico. 

Para acessar o local, somente de barco, fazendo a travessia partindo da Praia da Armação ou da Praia do Campeche. O local faz parte de uma unidade de preservação e por isso tem um número limitado de visitantes por dia.

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara (CE)

Uma das praias mais bonitas de Jericoacoara, com água em diferentes tonalidades de azul e redes dentro da água, perfeitas para descansar. A lagoa tem águas calmas e poucas ondas, garantindo um ambiente paradisíaco.

Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis (SC)

Que tal uma praia lindíssima que só pode ser acessada de barco ou caminhada? Essa é a Praia da Lagoinha do Leste que tem um visual incrível – e que compensa o desafio da chegada.

Ela é bastante preservada, já que integra um parque municipal de mesmo nome e é um refúgio perfeito para quem busca se isolar em meio à natureza.

Praia da Ponta do Corumbau, Corumbau (BA)

Quem deseja visitar uma praia que ainda é uma vila de pescadores, sem tanto turista e agitação, vai gostar muito da Ponta do Corumbau, na Bahia. Ela não é muito fácil de chegar e por isso não conta com tantos hotéis e nem infraestrutura turística, porém oferece uma beleza ímpar e super bem preservada.

Praia da Barra de Camaratuba, Mataraca (PB)

Esse é o último povoado da costa paraibana e um destino ainda pouco explorado pelos brasileiros. Apesar disso, essa é uma das melhores praias brasileiras para quem deseja praticar esportes como surfe e kitesurfe.

Praia de Icaraí de Amontada, Amontada (CE)

Entre Fortaleza e Jericoacoara está a Praia de Icaraí de Amontada, um paraíso com ótimos ventos para quem pratica kitesurfe. Os entardeceres nessa praia também são deslumbrantes e são excelentes para a prática do surfe, especialmente entre agosto e novembro.

Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

Essa é uma que sempre figura na lista das praias brasileiras mais bonitas. Por isso, também atrai muitos turistas. Apesar disso, seus 3km de extensão são quase totalmente desabitados e extremamente preservados. Para acessar o paraíso, somente de barco ou por trilha.

Qual é considerada a melhor praia do Brasil?

Já deu para notar que quando o assunto são praias brasileiras, o que não faltam são destinos incríveis, não é?

Apesar disso, muitos se questionam sobre qual é a melhor praia do Brasil. Atualmente, duas ganham destaque, por estarem sempre na lista das melhores praias do mundo, são: Baía do Sancho, em Fernando Pessoa, e a Baía dos Golfinhos, na Praia da Pipa.

Mas é claro que isso é bastante pessoal, já que o Brasil tem praias incríveis para todos os gostos. E aí, curtiu nossa seleção de ótimas praias brasileiras para navegar ou curtir com a família? Para você, qual é a melhor praia do nosso país? Deixe um comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário