Como funciona o jet boat?

5 minutos para ler

Em 1950, na Nova Zelândia, Sir William (Bill) Hamilton desenvolvia o “Hamilton Jet Unit”, mais tarde transformado no Jet Boat. A principal inovação era o seu sistema de propulsão de água, usado em substituição às hélices das embarcações – que emperravam nos leitos rochosos marcantes nas águas da Nova Zelândia.

Embora não seja tão usual no Brasil, o Jet Boat tem ganhado destaque nos últimos anos, especialmente como embarcação de entretenimento, permitindo manobras rápidas e ágeis.

Está pensando em comprar um jet boat? Então siga lendo este conteúdo!

O que é um jet boat?

O Jet Boat é uma embarcação que funciona de uma maneira totalmente diferente dos barcos tradicionais com motorização elétrica ou a diesel/gasolina. Ao invés de usar uma hélice embaixo d’água, como a maioria dos motores náuticos, o jet boat é movido por um jato de água.

Os Jet Boats, como vimos, surgiram na Nova Zelândia há décadas. Porém, foi só a partir de 2003 que essa embarcação passou a ser mais usada. Especialmente graças às inovações no design do casco desenvolvidas pela Yamaha, o que permitiu que o Jet Boat se tornasse mais amplo que um jet ski tradicional, chegando ao tamanho de um barco, e também ficasse mais rápido.

Como o jet boat tem uma emissão mais limpa e menos barulhenta que os motores tradicionais, rapidamente eles alcançaram um segmento de mercado diferente do comprador tradicional de barcos.

Como o jet boat funciona?

O principal diferencial do jet boat está, justamente, na forma como ele funciona. Ao contrário dos motores tradicionais, essa embarcação é movida por um jato de água ejetado na parte traseira.

Normalmente, um barco a jato acopla um motor interno a uma bomba a jato. A bomba é a responsável por extrair a água de uma entrada no fundo do barco e disparar um fluxo de água de alta velocidade, em um bocal localizado na parte traseira do barco, impulsionando-o para frente.

Dependendo do tamanho da embarcação, é possível ter até 2 motores e bombas a jato. O barco é dirigido por um bocal móvel que direciona o fluxo de água para a esquerda ou direita. Um desviador cria o empuxo reverso.

Como todo o sistema de propulsão está dentro do casco, uma embarcação a jato tem calado mínimo e pode operar em águas muito rasas, já que não existe nenhuma hélice que possa ser danificada ao bater no fundo.

O motor compacto de 4 cilindros que aciona a maioria dos sistemas de propulsão a jato ocupa menos espaço no barco e é mais leve que um motor tradicional, facilitando o reboque do barco.

Outra vantagem é que, como o jet boat tem menos partes móveis do que os barcos movidos a motor de popa ou centro-rabeta, ele também tem menos desgaste e precisa de menos manutenções.

Desvantagens

Embora um jet boat tenha muitas vantagens, ele também apresenta alguns pontos negativos que precisam ser conhecidos caso você esteja pensando em investir em uma embarcação como essa.

O primeiro ponto desfavorável é que a entrada da bomba pode ser obstruída por ervas daninhas e ainda corre-se o risco do sistema puxar para dentro da bomba cordas ou linhas, que acabam se emaranhando dentro do sistema.

Além disso, o bocal do jato não é ajustável. Então, não é possível ajustar o ângulo de deslocamento do barco para acomodar mudanças na carga de passageiros ou às condições do mar, para que o barco ganhe mais velocidade e eficiência.

Indicações

Os jet boats são ótimos para navegação em lagos, rios e áreas costeiras (quando você irá navegar perto da costa). Para navegar em mar agitado, o passeio poderá ser mais difícil do que com um barco tradicional.

Além disso, essas embarcações são muito indicadas para quem deseja ter mais velocidade. Em um dia normal, esse modelo pode atingir até 40 nós (cerca de 75km/h), mesmo em más condições de água. Então, se velocidade é importante para você, vale a pena considerar a compra de um jet boat.

Capacidade

A capacidade dependerá do tamanho do jet boat – já que existem opções de diferentes tamanhos e para necessidades variadas. Os mais tradicionais, de 21 a 24 pés, comportam entre 10 a 12 pessoas.

Existem modelos menores, focados em velocidade, por exemplo, que comportam apenas 2 pessoas.

Valor

Os preços variam de acordo com o modelo, a tecnologia e o ano. Um jet boat novo gira em torno de 21 mil a 66 mil dólares (entre 109 a 350 mil reais, dependendo da cotação do dólar).

Os modelos usados são mais baratos. É possível encontrar versões a partir de R$36 mil. As versões mais recentes, contudo, como um jet boat Sea Doo, podem custar em torno de R$120 mil.Agora você já sabe tudo sobre o jet boat? Outra opção de embarcação muito procurada é o jet ski. Aproveite para ler nosso conteúdo sobre preços de jet ski e entenda qual embarcação é melhor para o seu caso!

Posts relacionados

Deixe um comentário