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Como amaciar o motor de popa Yamaha?

4 minutos para ler

O motor de popa Yamaha é um dos mais procurados. E isso não é por acaso, já que ele alia qualidade, durabilidade, potência, diferentes ajustes de velocidade e versatilidade. Porém, uma dúvida de quem compra um motor novo é com o amaciamento.

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O que é amaciar o motor e por que é importante?

Quando compramos um motor de popa, as peças internas da máquina (como pistões, anéis de segmento, rolamentos etc.) estão todas na medida em que foram fabricadas, podendo haver alguma pequena imperfeição.

Então, o amaciamento de motor de popa serve para ajustar as folgas e desgastes naturais ou ainda para reduzir o impacto de pequenas imperfeições que podem causar problemas.

Depois de amaciado, o motor já rodou o suficiente para que todas as peças internas fiquem assentadas, assim é possível usá-lo em rotações maiores.

Em geral, as indicações de amaciamento constam no próprio manual do proprietário, indicando em qual rpm rodar nas primeiras X horas de uso do motor.

Esse processo é importante porque o motor náutico funciona de maneira diferente de um motor de carro. Na linha náutica, trabalha-se durante muito tempo com a rotação constante e relativamente alta (ainda mais se o uso for profissional), o que pode causar uma série de problemas e reduzir a vida útil. Já os motores de carro variam a rotação, com marchas lentas para várias ocasiões.

Assim, o amaciamento ajuda as peças móveis do motor a sofrerem um pequeno desgaste natural, fazendo com que elas se encaixem perfeitamente.

Como amaciar o motor de popa Yamaha? Passo a passo!

Agora que você já entendeu a importância, que tal descobrir como amaciar o motor de popa Yamaha? Veja as dicas que separamos!

1) Na hora de abastecer, coloque 20 litros de gasolina no tanque + 1 litro de óleo. Essa mistura deve ser usada apenas em dois tanques, para amaciar o motor.

2) Nunca ligue o seu motor de popa fora da água.

3) Não esqueça de colocar o cordão de segurança, senão o motor não funcionará. Quando estiver navegando, deixe o cordão conectado ao seu colete ou pulso.

4) Com o motor frio, puxe a alavanca do afogador e, em alguns modelos, você terá que acelerar um pouco. No caso dos motores de 4 tempos, haverá luzes indicativas que precisam ser apagadas após você dar a partida. Se as luzes não se apagarem, pode haver alguma anomalia e não é indicado dar a partida e usar o motor.

5) Com tudo verificado, dê a primeira partida e verifique se a sinalização de refrigeração está funcionando adequadamente. Volte o afogador e dê a partida novamente. Agora o motor pegará.

6) A fumaça que irá sair é normal. Devido à mistura de óleo e gasolina. Em alguns casos, poderá vazar um pouco de óleo, o que é normal durante o amaciamento.

7) Na primeira partida, deixe o seu motor ligado por 10 minutos, na marcha lenta. Não precisa acelerar.

8) Até completar 1 hora de uso, engate o motor (navegando) e acelere até a metade da aceleração, não passando disso.

9) De 1 a até 2 horas, acelere até ¾ da aceleração.

10) Das 2 horas para frente, é possível acelerar até a aceleração máxima, mas alternando por cinco minutos. Ou seja, pode acelerar até o máximo, mas apenas por 5 minutos até completar 10 horas.

O período de amaciamento dura 10 horas. Lembre-se que a mistura rica de óleo será usada apenas por dois tanques. Depois, a cada 20 litros de combustível, use meio litro de óleo. Não é preciso colocar mais óleo na gasolina. O interessante é usar o óleo recomendado pela Yamaha, como o Yamalube.

Depois que o motor estiver amaciado, você poderá usá-lo normalmente.

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