motor de popa Yamaha 15hp motor de popa Yamaha 15hp

Qual a velocidade do motor de popa Yamaha 15hp?

5 minutos para ler

Entre os motores náuticos mais vendidos, com certeza está o motor de popa Yamaha 15hp. Esse motor 2 tempos é um dos mais procurados em todo o mundo, sendo considerado um clássico dentro do mercado náutico.

Se você está pensando em comprar um motor de popa, ou já tem um e deseja melhorar o desempenho dele, siga lendo este conteúdo!

Velocidade do motor de popa Yamaha 15hp

É muito difícil afirmar com exatidão qual é a velocidade de qualquer motor. Isso porque, existem inúmeras variáveis que influenciam na velocidade final que o motor conseguirá atingir.

Por exemplo: o peso do barco, o desenho do casco, a hélice do motor, a gasolina, a altura e a regulagem do motor e as condições de navegação (corrente, altura das marolas ou ondas, velocidade do vento etc.).

É por isso que um mesmo barco, equipado com o mesmo motor, pode atingir velocidades diferentes dependendo das condições de navegação.

Apesar disso, o motor de popa Yamaha 15hp é um dos mais potentes da sua categoria. Em diversos testes, você consegue estimar a velocidade média que ele consegue atingir.

Em condições tranquilas de navegabilidade, um barco de 6 metros e com peso de 100 kg e com 2 passageiros, consegue atingir uma velocidade máxima de 37 km/h. Já o mesmo barco (de 6 metros e 100 kg), com 3 passageiros pode alcançar uma velocidade máxima por volta dos 32 km/h.

Características do motor de popa Yamaha 15hp

Como você viu, a velocidade máxima de um motor de popa pode variar muito, dependendo de uma série de condições.

Por isso, quando for comprar um motor náutico, é importante analisar outras especificações que vão além da velocidade – já que ela poderá ser variável até para o mesmo barco, dependendo da quantidade de pessoas e das condições de navegabilidade do dia.

O motor de popa Yamaha 15hp possui excelentes especificações – e recentemente passou por alterações significativas que trouxeram ainda mais eficiência a esse clássico do mercado brasileiro.

Atualmente, o motor está com novo carburador, mais compacto e que oferece maior economia de combustível e também passou por uma remodelagem da hélice, o que significa mais economia e melhor desempenho quando comparado às versões anteriores.

Especificações técnicas

As especificações técnicas do motor de popa Yamaha 15hp são:

  • altura da rabeta: S: 15”;
  • peso: S: 36 kg;
  • número de cilindros: 2;
  • capacidade volumétrica: 246 cm³;
  • potência: 11.0 kW/15hp;
  • faixa máxima de rotação: 4500/5500 RPM;
  • taxa de compressão: 6.8;
  • sistema de alimentação de combustível: carburado.

Consumo médio de um motor de popa 15hp

Assim como a velocidade, o consumo de um motor de popa 15hp também depende de uma série de variáveis. Em média, o motor da Yamaha consome de 5 a 7 litros por hora, mas isso varia de acordo com o barco, o peso dele e também a carga e a quantidade de passageiros.

Dicas para fazer seu motor de popa andar mais

Apesar das informações que trouxemos sobre a velocidade média de um motor de popa, existem algumas dicas que podem fazer com que o seu motor alcance velocidades maiores.

Hidrofólio

A primeira está relacionada ao hidrofólio. Ele é uma peça de plástico reforçado em forma de asa que fica fixado à placa de antiventilação do motor de popa. Ele funciona fazendo descer a proa do barco em velocidades baixas e médias.

Para saber se o seu barco precisa de um hidrofólio, a dica é acelerar o motor ao máximo e observar o tempo que a embarcação demora para baixar a proa e chegar no regime de planeio. Se esse tempo for muito grande, vale a pena investir na peça. Em geral, ela funciona bem em lanchas menores que 20 pés e em infláveis abaixo dos 5 m.

Um barco equilibrado, contudo, em termos de distribuição de peso, não precisará de hidrofólio. Lembre-se, ainda, que em altas velocidades, a proa da lancha ou do bote inflável pequeno costuma abaixar naturalmente, o que torna inócua a ação do hidrofólio.

Outras dicas

Além do hidrofólio, existem outras dicas que podem ajudar a fazer com que seu barco ganhe mais velocidade. Por exemplo:

  • limpar o casco, o eixo, o leme e outras partes, retirando cracas e limo;
  • manter as hélices do motor em bom estado;
  • ajustar o passo do hélice. Hélices fora de passo prejudicam a performance e podem danificar o motor. Caso o motor não consiga atingir a rotação máxima prevista, isso é sinal de que o passo está muito longo – já se passar da máxima, é porque está curto. Nos motores de popa, em geral, a rotação varia cerca de 200 rpm para cada polegada no passo;
  • distribuir bem o peso a bordo e evitar exageros, afinal, quanto mais leve o barco for, mais rápido ele será;
  • evitar levar mais do que o necessário nos tanques, pois combustível e água também pesam. Carregue o necessário para o passeio e mais 1/3 de reserva, como medida de segurança;
  • não deixar a popa afundar. Uma sugestão é usar flapes fixados no espelho de popa;
  • posicionar bem o motor.

Agora você já sabe tudo sobre o motor de popa Yamaha 15hp e a velocidade que ele é capaz de atingir? Aproveite e veja as nossas dicas para amaciar o seu motor de popa Yamaha!

Posts relacionados

Deixe um comentário