Entre os motores náuticos mais vendidos, com certeza está o motor de popa Yamaha 15hp. Esse motor 2 tempos é um dos mais procurados em todo o mundo, sendo considerado um clássico dentro do mercado náutico.
Se você está pensando em comprar um motor de popa, ou já tem um e deseja melhorar o desempenho dele, siga lendo este conteúdo!
Velocidade do motor de popa Yamaha 15hp
É muito difícil afirmar com exatidão qual é a velocidade de qualquer motor. Isso porque, existem inúmeras variáveis que influenciam na velocidade final que o motor conseguirá atingir.
Por exemplo: o peso do barco, o desenho do casco, a hélice do motor, a gasolina, a altura e a regulagem do motor e as condições de navegação (corrente, altura das marolas ou ondas, velocidade do vento etc.).
É por isso que um mesmo barco, equipado com o mesmo motor, pode atingir velocidades diferentes dependendo das condições de navegação.
Apesar disso, o motor de popa Yamaha 15hp é um dos mais potentes da sua categoria. Em diversos testes, você consegue estimar a velocidade média que ele consegue atingir.
Em condições tranquilas de navegabilidade, um barco de 6 metros e com peso de 100 kg e com 2 passageiros, consegue atingir uma velocidade máxima de 37 km/h. Já o mesmo barco (de 6 metros e 100 kg), com 3 passageiros pode alcançar uma velocidade máxima por volta dos 32 km/h.
Características do motor de popa Yamaha 15hp
Como você viu, a velocidade máxima de um motor de popa pode variar muito, dependendo de uma série de condições.
Por isso, quando for comprar um motor náutico, é importante analisar outras especificações que vão além da velocidade – já que ela poderá ser variável até para o mesmo barco, dependendo da quantidade de pessoas e das condições de navegabilidade do dia.
O motor de popa Yamaha 15hp possui excelentes especificações – e recentemente passou por alterações significativas que trouxeram ainda mais eficiência a esse clássico do mercado brasileiro.
Atualmente, o motor está com novo carburador, mais compacto e que oferece maior economia de combustível e também passou por uma remodelagem da hélice, o que significa mais economia e melhor desempenho quando comparado às versões anteriores.
Especificações técnicas
As especificações técnicas do motor de popa Yamaha 15hp são:
- altura da rabeta: S: 15”;
- peso: S: 36 kg;
- número de cilindros: 2;
- capacidade volumétrica: 246 cm³;
- potência: 11.0 kW/15hp;
- faixa máxima de rotação: 4500/5500 RPM;
- taxa de compressão: 6.8;
- sistema de alimentação de combustível: carburado.
Consumo médio de um motor de popa 15hp
Assim como a velocidade, o consumo de um motor de popa 15hp também depende de uma série de variáveis. Em média, o motor da Yamaha consome de 5 a 7 litros por hora, mas isso varia de acordo com o barco, o peso dele e também a carga e a quantidade de passageiros.
Dicas para fazer seu motor de popa andar mais
Apesar das informações que trouxemos sobre a velocidade média de um motor de popa, existem algumas dicas que podem fazer com que o seu motor alcance velocidades maiores.
Hidrofólio
A primeira está relacionada ao hidrofólio. Ele é uma peça de plástico reforçado em forma de asa que fica fixado à placa de antiventilação do motor de popa. Ele funciona fazendo descer a proa do barco em velocidades baixas e médias.
Para saber se o seu barco precisa de um hidrofólio, a dica é acelerar o motor ao máximo e observar o tempo que a embarcação demora para baixar a proa e chegar no regime de planeio. Se esse tempo for muito grande, vale a pena investir na peça. Em geral, ela funciona bem em lanchas menores que 20 pés e em infláveis abaixo dos 5 m.
Um barco equilibrado, contudo, em termos de distribuição de peso, não precisará de hidrofólio. Lembre-se, ainda, que em altas velocidades, a proa da lancha ou do bote inflável pequeno costuma abaixar naturalmente, o que torna inócua a ação do hidrofólio.
Outras dicas
Além do hidrofólio, existem outras dicas que podem ajudar a fazer com que seu barco ganhe mais velocidade. Por exemplo:
- limpar o casco, o eixo, o leme e outras partes, retirando cracas e limo;
- manter as hélices do motor em bom estado;
- ajustar o passo do hélice. Hélices fora de passo prejudicam a performance e podem danificar o motor. Caso o motor não consiga atingir a rotação máxima prevista, isso é sinal de que o passo está muito longo – já se passar da máxima, é porque está curto. Nos motores de popa, em geral, a rotação varia cerca de 200 rpm para cada polegada no passo;
- distribuir bem o peso a bordo e evitar exageros, afinal, quanto mais leve o barco for, mais rápido ele será;
- evitar levar mais do que o necessário nos tanques, pois combustível e água também pesam. Carregue o necessário para o passeio e mais 1/3 de reserva, como medida de segurança;
- não deixar a popa afundar. Uma sugestão é usar flapes fixados no espelho de popa;
- posicionar bem o motor.
Agora você já sabe tudo sobre o motor de popa Yamaha 15hp e a velocidade que ele é capaz de atingir? Aproveite e veja as nossas dicas para amaciar o seu motor de popa Yamaha!