motor de popa usado motor de popa usado

Qual melhor: motor de popa 4 tempos ou 2 tempos?

7 minutos para ler

O motor de popa é muito usado em embarcações, principalmente em botes, lanchas e barcos de pequeno porte, como os de pescaria. Mas para obter todos os benefícios que ele apresenta, é preciso escolher corretamente o modelo. E aí podem surgir dúvidas, afinal é melhor o motor de popa 4 tempos ou 2 tempos?

Esse motor é aquele com uma ou mais hélices. Ele é chamado assim porque fica instalado na popa dos barcos, com uma parte do motor ficando fora da água.

Esse motor é o mais indicado para quem deseja navegar em águas rasas e é possível encontrar modelos com diferentes potências, iniciando com opções bem baixas, de 3HP.

Quer entender as diferenças entre o motor de popa 4 tempos e 2 tempos e escolher o melhor para seu barco? Siga conosco!

Qual a diferença do motor de popa 2 e 4 tempos?

Quando você for comprar seu motor de popa, encontrará duas opções, os de 2 e 4 tempos. A diferença entre eles impacta diretamente em diferentes aspectos como performance, potência e preço, além da aplicação de cada um deles.

Motor de popa 2 tempos

O motor de popa 2 tempos é mais veloz e mais silencioso, sendo os mais usados em barcos de pesca. É possível encontrá-lo em versões carburadas ou com injeção eletrônica.

São motores mais leves, justamente porque têm construções mais simples, sem presença de válvulas de admissão ou de escapamento. Por essas características é muito usado por pescadores amadores e quem usa o barco para fins de lazer.

O funcionamento acontece de maneira simplificada: o pistão sobe e comprime a mistura no cilindro, acontecendo a ignição e a combustão. Os gases gerados se expandem e fazem o pistão descer, espremendo a mistura no cárter. A janela de exaustão se abre e libera os gases da queima.

Como esses motores têm uma construção mais simples, eles também têm uma manutenção simplificada e mais econômica, além de apresentarem alta durabilidade.

O ponto negativo, contudo, é que eles são mais poluentes – e as versões com carburador gastam mais combustível.

Motor de popa 4 tempos

Esses são motores mais modernos, com injeção eletrônica. Por isso, são mais econômicos, poluem menos e contam com mais tecnologia – sendo perfeitos para quem usa o barco de maneira intensa ou para profissionais.

Ele é chamado de 4 tempos porque possui 4 etapas de funcionamento: admissão, compressão, combustão e escape. Elas são responsáveis por oferecerem mais potência para o motor, economizando combustível e poluindo menos o meio ambiente, já que emitem menos poluentes que os motores 2 tempos.

Porém, é fundamental que seja feita uma manutenção periódica e que você tome alguns cuidados para preservar seu motor 4 tempos, como a troca do óleo do cárter, o ajuste das válvulas e a inspeção da correia dentada (providenciando a substituição quando necessário).

Ainda que o motor de popa 4 tempos tenha muitas similaridades com o motor automotivo, eles são produtos diferentes. Por isso, quando for buscar um mecânico, procure um profissional especializado e que conheça o motor de popa 4 tempos.

Além disso, esse é um motor um pouco mais pesado, com mais peças e com uma manutenção mais trabalhosa (e que custa mais caro).

Qual o ideal para mim: motor de popa 4 tempos ou 2 tempos?

Escolher entre o motor de popa 4 tempos ou 2 tempos depende de vários pontos, como o tamanho e peso da sua embarcação, o uso que fará, suas preferências pessoais etc.

De forma geral, os motores 4 tempos são mais indicados para potências acima de 40hp, por exemplo o motor de popa 60hp 4 tempos. Abaixo desse valor, os custos com manutenção acabam sendo muito altos para o pouco uso que se fará do motor.

Para saber a potência que deve ser usada, verifique a motorização máxima do seu barco e considere o número de passageiros e de carga que você irá transportar.

Lembre-se que o motor 4 tempos costuma ter uma manutenção mais complicada e ser mais pesado que o motor 2 tempos. Porém, ele também é mais econômico (gasta menos combustível) e polui menos o meio ambiente.

Quem está em busca de um motor para pescaria, deve considerar as características do local onde irá pescar e do seu barco. 

A maioria dos pescadores com barcos pequenos e leves opta pelos motores 2 tempos, já que eles são mais velozes e silenciosos – e existem versões com injeção eletrônica que são mais econômicas. Mas isso não é uma regra. Sempre avalie a questão do ponto de vista da sua necessidade.

Qual o motor de popa mais econômico e mais potente?

Se você está em busca de economia e potência, deve investir no motor de popa 4 tempos. Afinal, graças ao seu sistema de funcionamento via injeção eletrônica, ele tem o consumo de combustível otimizado.

A potência dependerá muito do tamanho do seu barco, do peso e do quanto ele comporta em termos de motorização. Não adianta você comprar um motor de popa 350HP, por exemplo, se o seu barco só comporta um motor de 60 HP, no máximo.

Para você ter uma ideia, o motor de popa mais potente, atualmente, é o de 600HP, 4 tempos, da Mercury. Ele foi projetado para barcos entre 35 a 55”.

Qual a melhor marca de motor de popa?

Além de optar por um motor 4 tempos ou 2 tempos, é muito importante escolher uma marca de confiança, com tecnologia de ponta e que tenha fácil acesso a peças de reposição e de manutenção. Veja as principais marcas do setor.

Motor de popa Yamaha

Sem dúvida, é um dos mais procurados. Afinal, a marca tem muita experiência no setor, uma grande variedade de motores (para todas as necessidades e usos) e, principalmente, uma vasta rede de assistência técnica, sendo fácil encontrar mecânicos especializados e peças de reposição.

Além disso, caso precise vender, o motor de popa Yamaha é sempre bastante procurado, sendo fácil encontrar interessados.

Motor de popa Mercury

Outra marca muito conhecida e procurada é o motor de popa Mercury. A empresa atua no setor náutico há mais de 75 anos e está presente em praticamente todo o mundo, incluindo o Brasil, com diferentes tipos de revenda, assistência técnica e mecânicas.

Uma das principais vantagens desse motor é o seu custo, que costuma ser menor do que os motores Yamaha. Apesar disso, os Mercury são bastante duráveis, robustos e econômicos.

Motor de popa Evinrude

Há alguns anos, a Evinrude era uma das marcas líderes de mercado no setor de motor de popa. Porém, a empresa deixou de atuar no setor, ficando apenas com a produção de barcos (os quais, inclusive, passaram a ser equipados com os motores da concorrente Mercury).

Embora ainda seja possível encontrar motores usados Evinrude, é preciso cuidado, porque, com o tempo, poderá ser mais difícil ter acesso a peças de reposição – fora a queda acentuada no valor de mercado desse motor. Hoje, não é interessante investir em um motor Evinrude.

Outras marcas

Além desses motores de popa, que são os mais conhecidos, há outras boas opções, como: 

  • Suzuki (com mais de 50 anos de atuação no setor, diferentes modelos e revendedores em todo o país);
  • Honda (responsável por introduzir o motor de popa 4 tempos nos EUA há mais de 40 anos, sendo uma empresa inovadora);
  • Toyama (presente em 5 continentes e atuando há 20 anos no Brasil).

Agora você já sabe se vale a pena investir no motor de popa 4 tempos ou 2 tempos? Independentemente da sua escolha, a Moto Oeste conta com a opção perfeita. Conheça nossa linha de motores de popa e equipe sua embarcação!

Posts relacionados

Deixe um comentário