Saiba como escolher o motor elétrico para o barco

5 minutos para ler

O motor elétrico é um acessório de primeira necesidade para um pescador esportivo, além da navegação em barcos de apoio em embracações maiores eles são fundamentais para o sucesso de uma boa pescaria.
motor elétrico pode ajudar o seu barco a desenvolver boa velocidade, economizar combustível, e ainda ter um deslocamento silencioso, para que ele não espante os peixes. 
Apesar do preço mais elevado, os motores a diesel são mais econômicos, apresentam maior durabilidade e exigem menos manutenção. Os motores a gasolina são mais baratos e apresentam, de modo geral, desempenho melhor. Alguma pessoas utilizão dois motores mas isso só deve ocorrer em barcos com mais de 30 pés, sendo que são obrigatórios se a embarcação ultrapassar os 36 pés.

Como escolhera potência do motores

A potência está muito associada a um melhor desempenho do barco, mas nem sempre isso acontece. Motores mais potentes custam mais e aumentam o peso na embarcação. As lanchas até 23 pés: potência mínima de 1 hp para cada 10 kg, já lanchas acima de 23 pés essa relação aumenta conforme o uso que se faz da embarcação. Agora os Barcos deslocantes a motor (tipo trawlers): 1 hp / 125 kg. Os Barco de alumínio de até 5m, neste casos, motores de popa entre 15 e 30 hp com motores de 36 libras (e 12 volts) são suficientes. Os motores com comando manual podem ser adaptados tanto na popa como na proa do barco, sendo que na proa o seu rendimento será indiscutivelmente melhor. Geralmente podem ser adaptados em qualquer modelo de barco ou bote inflável.

Como escolher entre motor de popa ou centro-rabeta

o motor de popa ocupa pouco espaço, ele concentra seu peso na traseira do barco de pesca e isso pode influenciar de modo negativo a performance da inbarcação. O centro-rabeta permite melhor desempenho, pois divide melhor o peso, mantendo o equilíbrio da embarcação. Como no caso dos motores de popa, os de centro-rabeta podem ser aproveitados em dupla, mas ocupam mais espaço. O motor de popa é usado em lanchas de pesca e passeio, com dimensões de até 26 pés e só existe esse tipo de motor movido à gasolina.


Vantagnes de motor 2 tempos e 4 tempos

Apesar de mais pesados e com preços mais altos, os motores de popa de quatro tempos são mais econômicos e poluem menos. A combustão nos motores 4 tempos ocorrem no intervalos dos giros ganhando assim um relevância na potência
Já o dois tempos, com injeção direta de combustível, também poluem menos e são econômicos, chegando até a oferecer desempenho igual ou superior aos de quatro tempos. Podem funcionar em diversas posições, são leves e eficazes em determinadas condições. O motor 2 tempos realiza uma explosão a cada giro do eixo central.
Em alguns locais no Brasil o uso dos motores dois tempos estam restritos.

Conheça 4 tipos de motor de Lanchas

– Motor de popa

Motor completamente externo, instalado no espelho de popa (parte traseira) da lancha. Esse tipo de motorização tem potência entre 3 e 350hp, sendo sempre movido a gasolina.

– Motor centro-rabeta

Motor interno, acoplado à rabeta e ao hélice, que ficam externos na popa da lancha. o motor de centro rabeta consegue sustentar o planeio em velocidades menores bem como puxar um número maior de esquiadores.


– Motor de centro com eixo

Motor interno, acoplado à um eixo e hélice externos abaixo da linha d’água. Os motores de centro a diesel apresentam excelente dirigibilidade. A aceleração rápida, combinados à relação peso/potência líder do setor, fazem dos motores de centro uma escolha superior para uma grande variedade de aplicações de alta complexidade.

– Motor jet

Motor sem hélice, movido à pressurização d’água. Para entender como um motor movido a água seria possível é preciso antes entender que tudo tem um limite do quanto pode produzir de energia

A Yamaha Náutica lançou no novo motor 30HMHS.

A principal característica deste motor é a economia que chega ser econômico em até 9,6 %. O motor yamaha 30HP é mais potente.
O material usado o motor yamahaa é liga YDC – 30 que é anticorrisivo, seu acabamento externo é premiun e tem 5 camadas de pintura UV. Os motores de popa yamaha possuem tecnologia japonesa, todas as peças possuem ótimo acabamento. O capô acústico fabricado em fibra de vidro reduz os ruídos durante a navegação.
A Yamaha possue fabrica no Brasil e por isso o motor 30HP é desenvolvido para receber a gasolina brasileira.

Conheça motor de popa mercury

Os novos de motores de popa da Mercury V-8 e V-6 são configuráveis para atender às necessidades de uma ampla variedade de segmentos. A nova plataforma do motor de popa V-8 oferece excelente desempenho em toda faixa de RPM. Os novos motores de popa V-8 FourStroke de 250 e 300hp têm alta tecnologia, proporcionando potência e eficiência. Os novos motores de popa V-8 de 200, 225, 250 e 300hp e o V-6 de 175hp têm novo capô compacto e oferecem o que o pescador precisa para permanecer competitivo na água, incluindo um amplo torque de sua cabeça de força de alta cilindrada e aceleração superior devido ao seu design quad-cam e à tecnologia Transient Spark.

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?