Quais são os tipos de lanchas? Conheça

6 minutos para ler

Você já pensou em adquirir algum modelo de lancha? Se você chegou neste artigo, você tem interesse nesse tipo de embarcação, não é mesmo? Pois saiba que se trata de um negócio bastante vantajoso, uma vez que o investimento traz um ótimo custo-benefício.

As lanchas são veículos náuticos muito procurados por quem gosta de pescar, praticar esportes marítimos e passear em mares e lagoas. Existem vários modelos — cada um apresenta tamanhos, valores e objetivos diferentes. Isso sem falar que o Brasil oferece estaleiros e marinas com uma boa estrutura.

Mas afinal, você sabe como fazer a escolha do modelo de lancha ideal? Neste post, você vai conhecer os principais tipos de lanchas e as características de cada uma. Acompanhe a leitura e saiba todos os detalhes!

Principais tipos de lanchas

A escolha da lancha ideal vai depender principalmente da sua intenção de uso da embarcação. Conheça, a seguir, as principais características e as funções de cada modelo antes de fazer a aquisição.

Lancha de pesca

As lanchas de pesca apresentam pequeno ou médio porte — o tamanho varia entre 15 a 30 pés. As embarcações menores costumam ser lanchas de alumínio, contendo apenas 1 popa e são destinadas para atividades de pesca em água doce, como rios, lagos e lagoas. O motor apresenta potência entre 3.3hp e 450hp.

Por sua vez, as lanchas maiores (tamanho superior a 15 pés) são feitas com fibra de vidro, sendo mais utilizadas para a pesca oceânica. Por circular em locais marítimos, essa embarcação apresenta mais de um motor de popa.

Além disso, a maioria dos modelos é equipada com um sistema eletrônico, do tipo GPS, geolocalização e sonar. Essa tecnologia simplifica a navegação em ambientes extensos e auxilia os navegantes a encontrarem os locais mais apropriados para a atividade pesqueira, por exemplo. Os melhores exemplos de lanchas nessa modalidade são Sedna Fl 290 e Phoenix 35.

Lancha esportiva

A lancha esportiva é ideal para quem curte praticar atividades mais radicais e alcançar uma boa performance, como esqui aquático, wakesurf e wakeboard. Essa categoria de embarcação é construída com fibra de vidro e popa com aço inox. Além disso, a borda é baixa — essa característica faz com que ela só possa ser utilizada em rios e lagoas. O tamanho é de pequeno porte, com cerca de 15 pés. Um dos modelos mais conhecidos do mercado é a lancha Focker 255, Phoenix 290 e Midnight Express 39.

Lancha para passeio

A lancha para passeio apresenta pequeno e médio porte — o tamanho varia entre 15 a 30 pés. É o modelo mais comum de ser encontrado nas marinas e estaleiros pelo país. Ela pode ser dividida em duas categorias: lanchas de proa aberta (mais espaçosas e indicadas para passeios durante o dia) e lanchas cabinadas (fechadas e com espaço mais reservado).

A popularidade dessa embarcação se dá pela sua praticidade, conforto e flexibilidade no uso, uma vez que podem circular por vários tipos de águas — rios, lagos, lagoas, represas e mar, em regiões próximas à costa das praias. Os modelos mais recomendados são Focker 242, Focker 272 e Focker 377.

Além do passeio, elas também podem ser destinadas para praticar esportes náuticos, como wakeboard, esqui e wakesurf. É interessante mencionar que, caso a lancha tenha até 15 pés, ela pode ser rebocada, ou seja, engatada no carro ou carreta rodoviária e ser transportada para outros locais que o proprietário quiser.

Lancha para pernoite

A lancha para pernoite é o modelo ideal para quem deseja viver no ambiente ou somente passar alguns dias. Ela pode funcionar como uma espécie de segunda casa, trazendo comodidade e conforto para os proprietários. Esse tipo de embarcação apresenta um médio porte — o tamanho varia entre 30 e 50 pés. Estima-se que esse modelo representa cerca de 21% das lanchas fabricadas e existentes no país.

Esse tipo de lancha apresenta um ou dois motores, uma bateria náutica e um gerador, com a função de fornecer energia para o barco. Nesse sentido, ela pode suportar percursos longos e duradouros. Os modelos mais recomendados são as lanchas Focker 305 GT e Focker 420 Gran Coupe.

Lancha de grande porte

Esse modelo apresenta um grande porte — a partir de 50 pés. Trata-se de uma categoria mais rara, em virtude dos valores que variam entre R$ 5 milhões a mais de R$ 1 bilhão. Ela costuma ser adquirida por milionários e por empresas de luxo que organizam festas em alto-mar.

Esse modelo apresenta diversos quartos, suítes e cabines de luxo e equivale a uma parcela bem pequena do mercado. Estima-se que ele represente aproximadamente 0,3% das lanchas do país. Esse tipo de embarcação é construído principalmente com fibras de vidro.

Dicas de como escolher a lancha ideal

Conheça, a seguir, o que você deve analisar antes de fazer a compra de uma lancha!

Finalidade e objetivo

Antes de tudo, analise o motivo da sua aquisição — lazer, pesca, esportes, negócios etc. A partir daí, será possível definir os modelos mais adequados, de acordo com os seus objetivos de uso para a embarcação. Ou seja, você poderá escolher o modelo, tamanho e valor aproximado do investimento.

Valores

O mercado oferece lanchas para todos os bolsos. Não há limites definidos. Por isso, você deve ter em mente a quantia que deseja reservar para adquirir esse tipo de embarcação — claro que deve levar em consideração os seus objetivos de uso. Além disso, não se esqueça dos gastos posteriores, como combustível, manutenção, eventuais reparos, seguro e aluguel da marina.

Tamanho

O tamanho da lancha está diretamente relacionado ao objetivo de uso. Se você deseja utilizar a embarcação para pesca, então o modelo escolhido poderá ter um porte pequeno. Além disso, é necessário analisar o preço de cada embarcação — quanto maior, mais cara será.

As lanchas são embarcações náuticas muito desejadas por pessoas que desejam curtir momentos de entretenimento e adrenalina, ou simplesmente relaxar. Trata-se de um investimento bastante promissor. Portanto, pesquise bastante as opções e escolha o modelo que melhor se encaixa nos seus objetivos e necessidades.

Ficou interessado em adquirir uma lancha? Então clique no link e conheça os modelos disponíveis para venda!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?