Lanchas a venda: o que avaliar antes de comprar?

5 minutos para ler

Você tem o sonho de ter um barco para passear, pescar, fazer atividades aquáticas, entre outras? Para tornar esse sonho realidade, é preciso conhecer as diferentes opções de lanchas a venda – e saber como escolher a melhor.

Montamos um conteúdo completo, com os principais detalhes que você deve verificar nas lanchas a venda, sejam elas novas ou usadas, fazendo uma compra acertada. Confira.

Entenda suas necessidades

Antes mesmo de começar a pesquisar, é importante que você entenda qual uso fará do barco, quantas pessoas usarão a embarcação e o quanto você dispõe para esse investimento.

Uma lancha pode ser usada para inúmeras finalidades, como pesca submarina, mergulhos, recreação etc. Cada uma dessas atividades necessitará navegação em águas diferentes e uma lancha que atenda às suas necessidades.

Não se esqueça, ainda, de separar um valor para a manutenção da sua lancha, como marina e demais cuidados.

Avalie os diferentes tipos de lanchas à venda

As lanchas não são todas iguais e para uma compra acertada é preciso entender as diferenças entre os modelos, escolhendo aqueles que melhor se encaixem no seu orçamento, sonhos e rotina.

Algumas opções são:

  • lancha de cabine aberta: embarcações menores, entre 16 a 28 pés, sem uma cabine fechada. A maioria vem com a capota toldo, que pode ser usada em situações de clima adverso ou para evitar o sol direto. Algumas lanchas ainda têm banheiro e uma pequena cabine. É o modelo ideal para águas abrigadas, como baías e lagos;
  • lancha de cabine fechada: tem um tamanho maior, entre 26 a 40 pés e é conhecida pelo seu conforto e amplo espaço, com mesas, cadeiras, chaises e uma cabine com parte interna mais ampla, com banheiro e até cozinha;
  • jet boat: lancha menor com cabine aberta. Ao contrário das lanchas tradicionais, esses modelos não usam motores, mas um sistema de propulsão de água, com jatos de água localizados atrás do barco. Pode ser usada em águas mais rasas e também para esportes aquáticos, já que é um barco mais veloz;
  • lancha de pesca: embarcação desenvolvida para pesca, com espaço de armazenamento de varas e materiais e suporte de varas na parte externa.

Além de analisar o modelo, considere as especificações da lancha a venda. Como a relação de peso e motor, já que esse é um fator que influencia diretamente no desempenho e no conforto durante a pilotagem.

Considere a média de pessoas que usarão a embarcação – e escolha um modelo com a capacidade adequada para essa quantidade de passageiros. Pense, ainda, se você irá pernoitar ou não, avaliando o conforto e a estrutura oferecida pela lancha.

Analise o sistema elétrico e a propulsão

Esses dois pontos estão diretamente relacionados a sua segurança durante a navegação. Principalmente caso você esteja comprando uma lancha usada. Como o sistema elétrico e a propulsão são questões mais técnicas, vale a pena buscar ajuda de um mecânico ou profissional especializado.

Escolha o motor certo

Na hora de verificar o motor, sempre considere o peso da lancha, escolhendo uma opção com a quantidade de cavalos adequada para o bom desempenho da embarcação.

Se o motor não for poderoso suficiente, ele acabará trabalhando mais do que deveria, exigindo uma manutenção precoce e consumindo muito combustível.

Verifique direção e leme

Essa é uma dica para quem vai comprar uma lancha usada. Você deve analisar se existe vazamento na caixa de direção e se as mangueiras de acionamento e o leme estão em bom estado. Observe, ainda, se o raio do giro é igual para os dois bordos.

Observe o casco

Um ponto muito importante na hora de comparar as lanchas a venda é a profundidade do casco. Ela deve estar em sintonia com o tipo de água onde você pretende navegar. Se for navegar em águas rasas, por exemplo, deve optar por um casco com profundidade em torno de 1,70m.

Caso esteja pensando em comprar uma lancha usada, analise minuciosamente o estado do casco, prestando atenção a possíveis vazamentos, trincas e arranhões.

Marca

Escolher uma lancha de uma marca qualificada e reconhecida no mercado é essencial, para garantir que você está comprando um bom produto – e que terá uma assistência técnica quando precisar.

Entre as marcas nacionais, destaque para a Fibrafort, com as suas lanchas Focker, que têm qualidade de exportação e vários modelos, para todos os perfis de público.

Analise a documentação

Por fim, não se esqueça de exigir a documentação, tanto para lanchas novas como usadas. Se a lancha for nova, é preciso: nota fiscal do motor, nota fiscal do casco, manual do proprietário e termo de responsabilidade de construção assinado pelo estaleiro e por um engenheiro naval.

Já para as lanchas usadas, você precisará de: Título de Inscrição de Embarcação (TIE – para lanchas maiores que 5 metros), Título de Inscrição de Embarcação Miúda (TIEM – para lanchas menores que 5 metros) e bilhete do seguro obrigatório dentro do prazo (DPEM).

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher a opção certa entre as diferentes lanchas a venda? Visite o site da Moto Oeste e coloque nossas orientações em prática!

Posts relacionados

Deixe um comentário