Lancha 16 e 19 pés: quais as diferenças?

4 minutos para ler

Na hora de comprar um barco, vários pontos devem ser considerados. E um dos mais importantes é a medida. Contudo, no universo náutico não é comum usarmos metros, e, sim, pés. Por isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre a lancha 16 pés e a lancha 19 pés.

Esse é o seu caso? Então confira as dicas que a Moto Oeste separou para você acertar na escolha da lancha!

O que significa os pés de uma lancha?

Os pés de uma lancha indicam a metragem dela. No mundo náutico, as medidas são um pouco diferente do que estamos acostumados.

1 pé equivale a 0,3038 metros ou 12 polegadas. A medida começou a ser usada na Grécia Antiga e até hoje é muito empregada para medir o comprimento dos barcos e também em alguns países, como nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Qual o tamanho de uma lancha de 16 pés? E de 19 pés?

A principal diferença entre uma lancha de 16 pés e uma de 19 pés está nas suas medidas.

Quando você for comprar um barco e quiser saber o comprimento em metros, é muito fácil. Basta multiplicar a quantidade de pés por 0,3038.

Então, uma lancha de 16 pés tem 4,86 metros e uma lancha de 19 pés tem 5,77 metros.

Lembrando que essa é a medida equivalente ao comprimento. Dependendo da embarcação, ela pode ter uma medida de boca maior ou menor, por exemplo. E podem existir variações no formato do casco.

Motores

Como os tamanhos variam, cada lancha pode ter necessidade de um motor diferente. As lanchas maiores costumam exigir motores mais potentes.

Por exemplo, a lancha de 16 pés com motor de 40hp é bastante comum. Esse é um modelo bastante procurado por pescadores. Já a lancha de 19 pés, como é um pouco maior e mais pesada, exige uma motorização mais potente. Em geral de 120hp.

Local de uso

A lancha de 16 pés é considerada uma embarcação pequena e mais frágil. Por isso, não é indicada para enfrentar mar agitado. 

A lancha de 19 pés, dependendo do caso, pode ser usada no mar, mas sem ser em locais muito turbulentos. Como é mais robusta, pode ser usada também para puxar esqui ou banana boat.

Quantas pessoas cabem dentro de uma lancha?

Além do tamanho da lancha, quando você for escolher o modelo certo, é preciso considerar os usos que fará da embarcação. 

Se a ideia for passear ou pescar, verifique qual é a capacidade de pessoas que a lancha comporta. 

Por exemplo, uma lancha de pesca de 16 pés pode comportar, confortavelmente, até 5 pessoas. Já a lancha de pesca de 19 pés, como é maior, pode ter capacidade também mais elevada, em torno de 6 passageiros.

Caso esteja em busca de uma lancha de passeio, é preciso verificar outros pontos. Algumas lanchas podem ser cabinadas e outras não.

A cabine é o espaço para pernoitar. Então, nas lanchas cabinadas, cabem menos pessoas. Em geral, as cabines acomodam em torno de 2 pessoas para pernoite. Contudo, as lanchas cabinadas costumam ser maiores, em geral acima de 24 pés.

Já se a lancha não tiver cabine, ela pode levar mais passageiros durante o dia. Os modelos menores, em geral, comportam entre 6 a 7 passageiros. 

Por que ter uma lancha pequena?

As lanchas de até 26 pés são consideradas embarcações pequenas. Apesar do tamanho reduzido, elas contam com inúmeras vantagens que as tornam muito procuradas. 

Entre as principais estão:

  • custo de manutenção reduzido, já que o valor está diretamente relacionado ao tamanho do barco;
  • nem sempre o aumento do tamanho do barco é proporcional a capacidade de pessoas que ele pode carregar;
  • as embarcações acima de 35 pés exigem a presença de marinheiro, já que você precisará de auxílio para atracar, ancorar e realizar outras tarefas durante a navegação;
  • as lanchas menores podem ser rebocadas em carretas rodoviárias, reduzindo o valor com marinas;
  • é mais prático e barato realizar esportes aquáticos e pescarias com lanchas pequenas.

Depois dessas dicas, você já sabe as diferenças entre a lancha de 16 e de 19 pés? Na Moto Oeste você encontra diversas opções nestes e em muitos outros tamanhos. Confira em nosso site!

Posts relacionados

Deixe um comentário