jet ski jet ski

Tire todas as suas dúvidas sobre um Jet Ski antes de comprar um!

6 minutos para ler

Comprar um Jet Ski é o sonho de muitas pessoas. Afinal, nada mais gostoso do que desfrutar momentos de lazer na praia, em lagos ou em outros locais com essa moto aquática.

Porém, para fazer uma compra acertada, existem muitos pontos essenciais que você deve considerar. Para lhe ajudar, montamos este conteúdo completo com todas as informações importantes sobre o Jet Ski. Confira!

O que preciso saber antes de comprar um Jet Ski?

O Jet Ski é uma embarcação motonáutica usada para competições esportivas e para fins de lazer. Essa embarcação não possui leme e o seu direcionamento é realizado por meio de jatos propulsores.

Antes de comprar seu Jet Ski, lembre-se que, para pilotá-lo, também é preciso ter habilitação. Para conseguir a sua, é preciso procurar a Capitania dos Portos da região e realizar as aulas e os exames.

Características do Jet Ski

Será que o Jet Ski é a embarcação mais indicada para você? Algumas características importantes desse equipamento são:

· como são menores e mais leves, os Jet Skis também são mais rápidos que os barcos;

· os motores usados são chamados de jet drives e não possuem hélice, o que permite que essas embarcações naveguem em águas mais rasas;

· rebocar um jet ski no carro é um processo muito mais simples do que rebocar outros tipos de barcos.

Diferentes tipos de Jet Ski

Basicamente, existem dois tipos: o jet sentado, que é o modelo mais confortável e fácil de andar, indicado para percursos longos e o jet em pé, um modelo mais esportivo e que exige habilidade na sua condução, além de bom preparo físico.

Os jets sentados estão disponíveis em modelos de 2, 3 e até de 4 lugares, com motores 2 ou 4 tempos – e é possível encontrar versões mais básicas, intermediárias e tops de linha.

Motores

Os motores 4 tempos são uma tendência mundial e possuem algumas vantagens, como maior durabilidade, economia, menos poluição e não há a necessidade de adicionar óleo ao combustível.

Porém, esses são motores mais pesados, com mais peças, mais caros e também com uma manutenção sofisticada, que requer assistência técnica especializada.

Já os motores de 2 tempos são os que costumavam equipar os jets até 2003, quando surgiram os 4 tempos. Eles são menores e mais compactos para a mesma potência dos de 4 tempos, contam menos peças, são mais baratos e têm uma assistência técnica mais simples.

Como escolher um Jet Ski?

Além de todos os detalhes técnicos, é preciso considerar alguns pontos na hora de escolher o melhor jet ski para você. Os mais importantes são:

· o seu nível de pilotagem, afinal, ele demonstra qual tipo de embarcação é mais indicada para você. Quem está começando a pilotar, pode optar por um jet de baixa cilindrada, agora para pilotos mais experientes é possível investir em versões mais potentes;

· o uso do jet ski, afinal existem modelos com espaço extra para levar garupas de forma mais confortável e outros voltados para execução de manobras ou alta velocidade e desempenho;

· o orçamento, pois há jets para todos os bolsos, desde versões mais simples e de entrada, até modelos altamente sofisticados e com valores bem altos. Entre os diferentes jets a venda no mercado, é possível encontrar opções que variam de R$ 20 a até R$ 75 mil.

Depois de entender as suas necessidades, será mais fácil comparar os diferentes modelos de jet, avaliando o motor, o modelo, o conforto, as cilindradas e outros detalhes essenciais.

Quais as melhores marcas de Jet Ski?

Entre as diferentes marcas do mercado, com certeza um dos destaques é o Jet Ski Yamaha. A marca japonesa é muito conhecida no setor náutico, com diferentes opções de motores para barcos e também de jet skis.

Ela dispõe de modelos voltados para a recreação leve, recreação, sofisticação e performance. Para quem está iniciando, a linha EX Sport é a mais indicada, com capacidade para até 3 passageiros e motor de 1049 cilindradas.

Mas se você é um piloto um pouco mais experiente, a dica é investir no VX Cruiser ou no VX Cruiser HD, com motor 1.8 de 4 tempos e até 1812 cilindradas.

Para quem está em busca de um jet que ofereça economia de combustível e aumento de desempenho, o FX Cruiser é excelente, tanto o modelo SVHO como o HO. Ambos têm motor de 1812 cilindradas de 4 tempos, partida elétrica e alimentação por injeção eletrônica.

E para aqueles pilotos que adoram adrenalina e altas velocidades, a dica é investir nos modelos mais potentes como o GP 1800R SVHO, o GP 1800R HO ou o Super Jet.

Quais os principais cuidados com o Jet Ski?

Depois de escolher o Jet Ski ideal, é fundamental ter alguns cuidados básicos. Veja as principais dicas que separamos.

Armazenamento

A conservação do jet ski depende muito do local onde ele será armazenado. Após lavar o jet ski, sempre deixe-o secando no sol e só, então, guarde a embarcação. Use uma capa protetora para evitar riscos e outras avarias.

Combustível

Um combustível de má qualidade causa falhas no motor e, em longo prazo, poderá quebrá-lo. O cuidado deve ser redobrado com os jets com carburadores, porque eles podem entupir com mais facilidade, fazendo com que o motor não seja alimentado adequadamente e levando a danos por superaquecimento, travamentos etc.

Os jets com injeção eletrônica tendem a sofrer menos com essa questão, porém, mesmo assim é fundamental usar um combustível de qualidade. E, atenção, pois se o combustível estiver no tanque, parado, a mais de 2 meses, o ideal é trocá-lo por um novo.

Se for usar o jet no mar, lembre-se de “adoçar” o motor, fazendo circular água doce pelo motor. A água salgada tem efeito corrosivo e pode comprometer o equipamento.

Transporte

Quando for transportar o jet, sempre use uma carreta adequada para o peso do equipamento e amarre-o muito bem com cintas. Sempre transporte o jet ski com capa, evitando danos à pintura.

Na hora de amarrar, use cintas do tipo catracas, que garantem mais segurança e faça uso de uma corrente para ligar o carro ao reboque. Não é raro, também, acabar perdendo o banco durante o transporte, então, passe uma amarra por cima do banco e prenda-o na carreta.

Como você viu, o jet ski é uma embarcação que faz muito sucesso – e para acertar na compra e na manutenção, é fundamental ficar atento a algumas dicas técnicas. Gostou deste conteúdo? Já sabe tudo sobre jet ski? Encontre o modelo certo para você na Moto Oeste!

Posts relacionados

Um comentário em “Tire todas as suas dúvidas sobre um Jet Ski antes de comprar um!

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?