Churrasqueira para barco: 3 tipos

5 minutos para ler

Fazer um delicioso churrasco é uma ótima ideia e aliar essa diversão a um passeio de barco, então, melhor ainda, não é mesmo? Para isso, contudo, escolher uma boa churrasqueira para barco é indispensável.

Na hora de comparar os diferentes modelos de churrasqueira, é importante que você analise as características da sua embarcação e suas próprias necessidades e vontades. Ainda está muito complicado? Então confira as dicas que separamos!

Quais os tipos de churrasqueira para barco?

Basicamente, existem 3 principais tipos de churrasqueira para barco. Compreender as diferenças entre eles é essencial para que você consiga escolher o modelo ideal. Confira.

1- Churrasqueira portátil para barco a carvão

O churrasco a carvão é um dos favoritos dos brasileiros, deixando a carne com um sabor inigualável. Por isso, existem modelos de churrasqueira portátil que podem funcionar dependendo do tamanho do seu barco.

Como não é movida a gás e nem a eletricidade, esse costuma ser o modelo de churrasqueira mais barata. 

Porém, os cuidados com o uso desse equipamento a bordo devem ser ainda maiores e você tem o inconveniente de, após cada uso, ter que limpar a churrasqueira e retirar o carvão (o que não precisa ser feito com os modelos a gás ou elétricos).

Para deixar o ambiente mais seguro, você pode investir em um suporte para churrasqueira náutica, com fixação no deck, mas com sistema giratório em 360 graus.

2- Churrasqueira a gás

A churrasqueira a gás pode ser encontrada em diferentes modelos e tamanhos, o que permite um uso mais amplo em vários tipos de barcos. Como o gás é um combustível mais fácil de ser encontrado, esse tipo de churrasqueira é bastante procurada.

Essa churrasqueira conta com algumas vantagens interessantes, como: é mais fácil controlar o quanto de energia você consome (em comparação com a elétrica), começa a esquentar apenas abrindo o gás e gera menos emissões de carbono.

Porém, o sabor do seu churrasco poderá se perder um pouco, em comparação com a churrasqueira a carvão. E, claro, assim como os demais modelos, a segurança deve ser duplicada, devido aos riscos de explosão.

3- Churrasqueira elétrica

A churrasqueira elétrica para barcos é outra opção interessante. Contudo, para funcionar, é preciso que você tenha um gerador de energia. Outra diferença é que esse modelo costuma ser instalado diretamente na embarcação, enquanto os demais são móveis.

Ela também é a mais cara e precisa de uma grande quantidade de eletricidade para funcionar adequadamente. Porém, se a segurança é importante para você, saiba que esse é o modelo mais seguro. 

Além disso, enquanto as demais precisam ser usadas nas áreas externas do barco, a churrasqueira elétrica não tem esse problema. Ela também não gera fumaça e nem polui o meio ambiente.

Outra vantagem é que o aquecimento é rápido e você consegue controlá-lo com mais eficiência.

Geralmente, é a opção perfeita de lanchas e iates maiores, não sendo a mais usada por pequenas e médias embarcações.

Como escolher a churrasqueira para o barco?

Mesmo depois de conhecer os diferentes tipos de churrasqueira para barco, ainda está difícil escolher a ideal? Separamos outras dicas do que avaliar nos modelos.

Espaço de grelha

Você encontrará churrasqueiras náuticas de diferentes tamanhos. É importante escolher uma com tamanho de grelha compatível ao número de pessoas que geralmente viajam na embarcação.

Não adianta querer economizar, comprando uma churrasqueira muito pequena, se você terá que usar mais energia, gás ou carvão para fazer os alimentos e se ela não dará conta de atender a demanda.

Material

Sua churrasqueira náutica precisa ser portátil e pequena, fácil de transportar (exceto para a churrasqueira elétrica, que fica instalada diretamente no barco). 

Ao mesmo tempo, contudo, privilegie aquelas que são bem construídas e fabricadas com materiais de qualidade, capazes de durar mais tempo. Uma grelha de aço inoxidável também fará diferença na durabilidade e na qualidade do seu churrasco.

Caso vá navegar no mar, evite os materiais que podem enferrujar. Cuidado também com as opções que podem perder o brilho ou a cor quando ficam expostas ao tempo. Nesse sentido, a churrasqueira para barco em inox é a melhor alternativa.

Tampa

É muito importante que a churrasqueira escolhida tenha uma tampa e trava. Esse detalhe evita que a grelha se abra acidentalmente em mar agitado.

A tampa também aumenta a durabilidade da churrasqueira, porque evita as possíveis quebras geradas pelo movimento do barco em dias de mau tempo. Por isso, a churrasqueira bafinho para barco (com trava) costuma ser muito procurada.

Montagem

De forma geral, as churrasqueiras montadas permanentemente são as mais seguras. Pois, assim, você evita que a churrasqueira role pelo convés em condições difíceis de navegação.

Mas, se você deseja um modelo que possa ser usado no convés e em terra, como em um acampamento, a dica é preferir por um suporte de churrasqueira. Assim você une os benefícios da churrasqueira portátil com a segurança da churrasqueira fixa. Existem opções em pedestais e em trilhos.

Não se esqueça da segurança, evitando montar sua churrasqueira próxima de algo que pode ser incendiado.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil escolher a churrasqueira para barco? Ajude seus amigos: compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário