calendário de pesca calendário de pesca

Calendário de pesca 2022: dicas e datas para se planejar!

6 minutos para ler

Você sabia que existem vários fatores que podem influenciar no sucesso da sua pescaria? A época do ano e até a fase da lua são exemplos, já que têm total relação com as marés e o comportamento dos peixes. Por isso, elaborar seu calendário de pesca é fundamental.

Além disso, é válido ficar atento ao período de defeso, que visa resguardar os peixes durante a Piracema. Uma informação valiosa para quem pesca em água doce.

Veja as informações que separamos!

Qual a melhor época de pesca?

Muitas pessoas acreditam que a época de pesca ideal é conversa de pescador. Mas respeitar os ciclos da natureza é uma forma de garantir bons resultados na sua pescaria, e, claro, proteger as espécies, assegurando que as próximas gerações também poderão pescar.

Água salgada

Para quem deseja pescar em água salgada, os melhores meses do ano são: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Esses são meses de calor, fazendo com que os peixes nadem mais na superfície da água, especialmente os predadores, que estão em busca de alimento. É claro que isso pode depender da espécie que você deseja pescar. A Tainha, por exemplo, é mais fácil de ser capturada no inverno.

A maré também influencia. O ideal é optar pela maré cheia, porque os animais que vivem sob a areia se movimentam mais. E eles são alimentos naturais dos peixes.

O tempo também influencia no resultado da sua pescaria. Dias nublados permitem que você pesque por longas horas, com chances maiores de capturar mais peixes. Os dias de sol intenso, por outro lado, faz com que a pesca aconteça apenas nas primeiras horas do amanhecer e do entardecer.

Além disso, os dias com muitos ventos não são favoráveis à pesca, nem os meses mais frios, quando as águas ficam geladas e afastam os peixes.

Água doce

A pesca de água doce é a mais popular no nosso país é recomendada nos meses mais quentes do ano, com outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março. Mas, nesse caso, é fundamental se atentar às peculiaridades de cada espécie, focando naquilo que você deseja pescar.

Por exemplo, a pesca do Tambaqui e do Tambacu são mais favoráveis no verão, quando o calor deixa os peixes mais agitados e também quando os rios estão mais cheios. Quem pesca em pesqueiros também se privilegia nessa época do ano. O ideal é preferir a pesca a partir do mês de outubro.

Já o Dourado é mais encontrado e fácil de ser pescado entre fevereiro e outubro, quando as águas costumam estar baixando, deixando as presas do Dourado mais abundantes. É essa a época que ele sai em busca de alimento.

O Pintado (ou Surubim) tem sua época de pesca entre julho e agosto, sendo mais fácil de ser pescado no inverno. Mas a dica só é válida para quem deseja fisgar os pintados maiores. Se esse não é o seu caso, pode pescá-lo durante todo o ano.

Qual a melhor lua para pescar?

A lua é uma informação muito importante na hora de elaborar seu calendário de pesca, já que a fase dela influencia o ambiente onde os peixes vivem e o comportamento deles.

Essa é uma informação muito importante para quem pesca em água salgada, já que a fase da lua tem influência direta sobre as marés. E também para quem pesca à noite, uma vez que a luminosidade da lua permite que os peixes fiquem mais ativos e mordam a isca.

Lua nova

Nessa época, a pescaria não é recomendada. Durante essa fase, a lua fica encoberta pelo sol, deixando as noites mais escuras. As marés também ficam mais fortes e pescaria em mar agitado não é uma boa ideia.

Lua crescente

A Lua Crescente traz um pouco mais de luminosidade, sendo uma opção regular para quem pretende pescar à noite em rios. A pescaria marítima é beneficiada com essa lua, porque as marés costumam estar mais baixas.

Lua cheia

A Lua Cheia é a melhor época para pescar. Especialmente se a pescaria for em rios, ribeirões e lagos, já que a luminosidade estará no máximo. Em alto mar, a maré também estará cheia, o que significa mais peixes. Contudo, é preciso mais cuidado para uma pescaria segura.

Lua minguante

Nessa fase, a luminosidade volta a se reduzir. Porém, os peixes ainda estão agitados, favorecendo a pescaria em água doce. Nos mares, essa também é uma boa fase, porque a maré se encontrará um pouco mais baixa, trazendo mais segurança, porém com uma boa quantidade de peixes.

Quando abre e fecha o calendário de pesca 2022?

Além das questões que elencamos, outro fato que você deve considerar no seu calendário de pesca é a época de defeso, que acontece durante a Piracema, uma questão importantíssima para quem pesca em água doce.

A Piracema é a época em que os peixes sobem a cabeceira do rio para desovar. Como costumam subir em grandes cardumes e nadam por longos períodos, acabam sendo presas fáceis para os pescadores. A pesca desenfreada nessa época é muito prejudicial às espécies.

Por isso, a Polícia Ambiental proíbe a pesca nesse período, conhecido como defeso. A lei federal proíbe, além da pesca, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas.

Quem for flagrado desrespeitando a Piracema, terá que pagar multa, o material será apreendido e o infrator poderá responder judicialmente por estar cometendo crime ambiental. A Polícia Militar Ambiental é a responsável por realizar essa fiscalização.

Período

O período da Piracema depende da bacia hidrográfica onde você pretende pescar. E, nesse período, ainda pode variar dependendo da espécie de peixe. De forma geral, acontece entre novembro e fevereiro.

Para saber as datas certas, pesquisa antes no site do Ibama e confira o calendário de pesca para a bacia hidrográfica e a espécie que você pretende pescar.

O que é permitido

Durante a Piracema, é possível pescar em áreas não restritas, como áreas particulares e represas (desde que distantes cerca de 500 metros de rios e nascentes). As permissões são para:

  • pescar em áreas não restritas na modalidade desembarcada e usando linha de mão, caniço simples e vara de pescar com carretilha ou molinete;
  • nas áreas não restritas, o pescador amador poderá pescar até 10kg de um exemplar. O pescador profissional não tem limite de cota.

Agora você já sabe como elaborar seu calendário de pesca? Cadastre-se na nossa newsletter e receba conteúdos bacanas sobre o universo da pescaria direto no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário