caiaque de pesca caiaque de pesca

Qual o melhor caiaque de pesca para iniciantes?

8 minutos para ler

O caiaque é um tipo de barco muito antigo, inventado pelos inuit (uma civilização esquimó) e que tem diversas utilidades, desde o transporte até a pesca. Com tantas possibilidades, é claro que existem modelos específicos, como é o caso do caiaque de pesca.

Esse é um modelo com auto-drenagem e acessórios de pesca, que permite mais liberdade de movimentos e também acondicionar diferentes acessórios de pesca. Quer saber mais? Siga conosco!

Por que investir em um caiaque de pesca?

O caiaque de pesca tem caído nas graças de muitos amantes da pescaria – e isso não é por acaso, uma vez que essa embarcação conta com uma série de benefícios, como:

  • é mais silencioso, principalmente as versões sem motor, o que significa menor possibilidade de assustar os peixes;
  • é menor que um barco de pesca convencional, então você terá mais facilidade para acessar pequenos locais e áreas remotas;
  • o caiaque consegue deslizar mais rápido que muitos barcos a motor;
  • um caiaque de pesca é muito mais econômico, pois você não precisará pagar pelo combustível (caso seu modelo seja sem motor), nem terá custos elevados de manutenção, armazenamento, registro do barco, seguro, óleo etc.;
  • é muito mais fácil transportar e guardar um caiaque do que um barco de pesca maior. Quem tem um caiaque de casca dura (diferente do bote inflável), pode facilmente amarrá-lo ao topo do veículo e transportá-lo para o local da pescaria.

Quais os melhores caiaques de pesca?

Já está convencido a investir em um caiaque de pesca? Pois saiba que é importante, antes de comprar, verificar se o modelo é realmente indicado para pescaria. Basicamente, no mercado, você encontrará dois tipos de caiaques: sit-in e sit-on-top.

No sit-in, o remador fica sentado dentro do caiaque, com a parte inferior das costas e as pernas dentro do barco e apenas o tronco e a cabeça para fora. Já no sit-on-top, o assento é elevado acima da linha d’água. Então, o usuário não fica fechado dentro do caiaque e tem mais liberdade de movimentos.

Justamente por isso, este modelo, o sit-on-top, é o mais usado como caiaque de pesca. Geralmente, são versões um pouco mais lentas, porém com maior estabilidade, pois é um caiaque mais largo, permitindo até mesmo a pesca fly, com mosca.

Explicado isso, vamos as melhores modelos de caiaques de pesca? Siga conosco!

#1º colocado: Caiaque Hunter Fishing Brudden: é uma verdadeira plataforma de pesca, ideal tanto para pescadores iniciantes, como os mais avançados. Possui um casco estável e veloz, além de ótimos acessórios, como porta varas, banco ajustável, encaixe para porta trecos, encaixe para estojo de iscas etc.

#2º colocado: Combat Fishing Brudden: projetado para vencer desafios, este caiaque da Brudden tem um casco robusto e reforçado, o que significa mais estabilidade para atravessar qualquer dificuldade, sem perder desempenho. Possui alças laterais, cockpit reforçado, bagageiros otimizados, porta varas e régua lateral.

#3º colocado: Hook Milha Náutica: projetado para pescarias e expedições de aventura, esse caiaque tem uma capacidade de carga de 190 kg. Mede 3,90 m de comprimento por 0,80m de largura e é extremamente leve e fácil de ser remado.

#4º colocado: Caiman 125 Hidro 2 Eko: é uma evolução do Caiman 100, já bem conhecido dos pescadores. Tem 12,5 pés de comprimento, leme na popa para facilitar a dirigibilidade e espaço interno e bagageiros maiores do que a versão anterior.

#5º colocado: Safari Power Jet: upgrade do Safari Fishing, esse novo caiaque de pesca da Brudden conta com possibilidade de inserção de motorização. É um caiaque de alta performance, com deck mais reforçado e indicado para longas expedições.

#6º colocado: Samurai Thunder Fishing: mais um caiaque de pesca da Brudden, esse também é um modelo atualizado e agora conta com motor elétrico para trazer ainda mais força às suas pescarias.

#7º colocado: Leader Milha Náutica: é o primeiro caiaque com propulsão a pedal brasileiro, com Power Drive System. Possui 3,17 metros de comprimento por 0,86 metros de largura, oferecendo conforto e praticidade para os pescadores.

Melhor caiaque de pesca duplo

Abaixo, nós separamos duas boas opções de caiaque de pesca duplo:

#1º colocado: Orca Duplo: projetado para oferecer grande estabilidade e máximo desempenho. Possui uma plataforma com espaço para transporte de equipamentos e encosto com sistema de encaixe rápido, além de banco central que permite a utilização por 2 ou 1 tripulante.

#2º colocado: Explorer Fishing UP: com novos bancos rígidos mais resistentes e confortáveis, a nova versão do caiaque duplo da Brudden possui 2 remos, 4 portas-vara, 2 bancos fixados, 2 kits elásticos bagageiro e 2 tampas de inspeção de 150 mm.

Quais os modelos de caiaque de pesca?

Os caiaques de pesca podem ser do tipo sit-in e sit-on-top. No sit-in, o remador fica sentado dentro do caiaque, com as pernas e a parte inferior das costas na parte interna e o tronco e a cabeça acima do caiaque.

Já no modelo sit-on-top, o assento fica elevado acima da linha de água e do caiaque. O usuário, portanto, não fica fechado. Esse modelo costuma ser o mais usado como caiaque de pesca. Eles têm como características serem mais lentos e terem mais estabilidade, além de oferecerem mais liberdade de movimentos.

Como o sit-on-top é um caiaque mais largo, ele tem uma estabilidade maior. O que é excelente para quem deseja remar tipo paddle ou pescar (como a pesca fly, com mosca).

Além desses pontos, um bom caiaque de pesca deve ter compartimentos e escotilhas de fácil acesso. Também é importante que ele disponha de acessórios como suportes porta-varas, espaço para fogões e caixas de equipamento embutidas.

Outro ponto crucial na hora de escolher um caiaque de pesca é em relação ao peso máximo. Isso está relacionado ao seu próprio peso mais o peso do equipamento e também dos peixes que você pescar. Quanto mais você se aproximar do peso máximo, menos estável o caiaque se tornará, sendo mais complicado remar e operar.

Se você mora distante da água ou tem dificuldades para transportar seu caiaque, uma alternativa é o caiaque inflável. Ele é indicado para pesca apenas em águas calmas.

Como escolher o melhor caiaque de pesca para você?

Apesar das nossas indicações, para que você escolha o melhor caiaque de pesca, deve pensar em quais situações usará o equipamento. Algumas perguntas que devem ser feitas antes da compra são:

  • Você prefere remar ou pedalar?
  • Quanto peso você carregará no caiaque?
  • Você irá pescar sentado ou em pé?
  • Como você planeja transportar o caiaque?
  • Onde você irá pescar?

Remo ou pedal

Alguns caiaques de pesca são equipados com um sistema de propulsão a pedal, deixando suas mãos livres para a pescaria. A vantagem é que você não precisará gerenciar a posição do caiaque com um samburá em uma mão e uma vara na outra.

Eles funcionam com pedais como de uma bicicleta, que acionam um par de nadadeiras ou de hélices. A direção é feita por meio de um leme operado por um controle manual.

Embora seja mais prático, esse caiaque também é mais caro e requer mais manutenção. Outra desvantagem é que o sistema de pedais fica mais baixo na água, impedindo o acesso a águas mais rasas.

Já os caiaques a remo são mais acessíveis, fáceis de usar e simples em design e operação, além de serem mais leves e fáceis de transportar.

Local de pesca

O local onde você pretende pescar influencia bastante no tipo de caiaque de pesca a escolher. Por exemplo:

  • Mar aberto: o ideal é um caiaque sentado mais alto, que seja mais estreito e que consiga se mover mais rápido nas distâncias;
  • Lagos e lagoas menores: para pescar em águas calmas e planas, onde a velocidade não é um pré-requisito, prefira um caiaque sentado e curto, com mais estabilidade;
  • Rios e riachos: prefira um caiaque mais curto, que seja fácil de manobrar em espaços apertados e que consiga virar melhor;
  • Oceano: ventos, ondas, correntes e marés devem ser suas preocupações, por isso, prefira um caiaque com sistema de leme, que ajudará a navegar melhor.

Recursos e acessórios

Muitos caiaques de pesca contam com recursos e acessórios interessantes, capazes de auxiliar na sua pescaria. Por exemplo:

  • Assentos confortáveis e que podem ser removidos ou reclinados;
  • Suportes de haste montados ou moldados ou, ainda, ranhuras nas laterais para ajuste horizontal das hastes;
  • Opções de armazenamento como escotilhas rígidas e fechadas na proa, popa e meia nave para armazenamento a seco, bolsos de malha, poços de tanque com espaço para caixa de tralha, kit de elásticos para prender sacos secos, porta-varas etc.;
  • Trilhas de engrenagem que permitem anexar acessórios como telefones e localizadores de peixes sem fazer furos;
  • Decks em pé;
  • Lemes;
  • Acionamento a motor.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil escolher o caiaque de pesca certo para suas necessidades? Encontre tudo o que precisa na Moto Oeste!

Posts relacionados

Um comentário em “Qual o melhor caiaque de pesca para iniciantes?

Deixe um comentário