Bote inflável com motor Bote inflável com motor

Bote inflável com motor ou lancha de fibra?

5 minutos para ler

Principalmente quando falamos em embarcações para pescaria, existe uma dúvida que surge com muita frequência. Afinal, o que é melhor: bote inflável com motor ou lancha de fibra?

Para responder a essa questão, precisamos analisar detalhadamente cada uma dessas embarcações – e sempre ter em mente o que você deseja e para qual finalidade usará o barco. Siga conosco!

Bote inflável com motor

Na hora de comprar um barco para pesca, existe um item que faz com que algumas pessoas acabem desistindo dessa ideia: o preço. Por isso, alguns pescadores buscam o bote inflável com motor como uma alternativa.

Se você optar pelo modelo certo, é possível usar essa alternativa para pescarias no final de semana e que não exijam tantos cuidados de navegação. A principal vantagem, sem dúvida, é a segurança, já que muitas vezes esses botes são usados como recurso de salvamento.

Além disso, o bote inflável tem a vantagem de conseguir se aproximar de outras embarcações sem danificar o casco delas, evitando riscos e amassados.

Entre os pontos negativos estão a estrutura mais simplória, a falta de espaço adequado no cockpit, desconforto se a pescaria durar muito tempo e aparência mais simplória. Outros pontos, quando comparados aos barcos de alumínio ou as lanchas de fibra, são a lentidão e a necessidade de um motor maior, que consome mais combustível.

Dicas

Embora o bote inflável seja relativamente seguro, para pescaria é importante tomar outras precauções, como:

· optar por botes de PVC, que são fabricados em tecido sintético laminado com duas folhas de PVC, sendo, portanto, mais seguros e resistentes;

· tomar cuidado com o tamanho do produto, uma vez que os botes infláveis costumam ser pequenos, muitas vezes acomodando, no máximo, 2 pessoas;

· avaliar o peso suportado pelo bote, o que costuma aparecer nas especificações técnicas do produto, avaliando se ele é ideal para o uso que você fará da embarcação (se você colocar mais peso do que o indicado, como equipamentos e itens de pesca, o barco poderá virar);

· preferir os botes infláveis que já vêm com motor acoplado e avaliar a potência do motor, considerando o uso que você fará da embarcação;

· avaliar os pontos de segurança, como: presença de remos acessíveis, alças de segurança bem localizadas e firmes, alças para reboque e paiol com ventilação (evitando que o tanque entre em contato com o sol);

· saber como funciona o sistema inflável, avaliando quanto tempo demora e como o processo é feito, escolhendo corretamente o dispositivo para inflá-lo. Saiba também como funciona o procedimento inverso, analisando se é fácil desinflar o bote.

Lancha de fibra

A lancha de fibra também é uma opção econômica e pode ser uma boa ideia para pescaria. A principal vantagem é a otimização do espaço interno, já que a lancha oferece muito mais conforto, pois conta com uma infraestrutura interna diferenciada, com um layout mais atrativo.

Além disso, quando pensamos em revenda, é mais fácil encontrar mercado e preços interessantes para as lanchas de fibra. E, se formos comparar a durabilidade, a lancha ainda ganha pontos extras, porque é bem mais durável que o bote inflável.

As lanchas de pesca podem ser construídas em alumínio ou fibra de vidro. As embarcações menores (até 25 pés), geralmente, são de alumínio, usadas para pescarias em rios e lagos e com motores que variam de 3.3HP a até 150 HP.

Já as lanchas acima de 25 pés são construídas em fibra de vidro e podem ser usadas para pescaria em águas abrigadas e para pesca oceânica. Geralmente são equipadas com 2 ou mais motores de popa e contam com mais variedade de eletrônicos.

Uma característica é que essa embarcação conta com calados mais profundos, o que possibilita uma navegação menos turbulenta e mais segura até em mar aberto. Também são opções mais silenciosas, o que ajuda a não espantar os peixes.

Outro ponto positivo é a manutenção, que é mínima, além do menor arrasto, o que significa menos consumo quando comparamos potência x peso.

Porém, se formos comparar com os botes infláveis, o valor da lancha de fibra é mais alto, além de serem opções mais pesadas, difíceis de manusear e que requerem estruturas próprias para o transporte.

Conclusão

Como você viu, tanto o bote inflável com motor como a lancha de fibra são boas opções para pescaria. Tudo dependerá de onde você navegará e de quais são suas necessidades em termos de conforto, além do preço que está disposto a pagar.

Depois desse comparativo já sabe se prefere o bote inflável com motor ou a lancha de fibra? Encontre tudo o que precisa na Moto Oeste!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?