bombordo-estibordo bombordo-estibordo

O que é bombordo e estibordo?

4 minutos para ler

Os termos náuticos podem deixar as pessoas bastante confusas, principalmente quando eles têm nomes semelhantes, que é o caso de bombordo e estibordo.

Apesar de as palavras serem próximas, seus significados são bem diferentes. Por isso, se você quer começar a navegar, é fundamental entender a que cada termo se relaciona.

O que é bombordo?

Bombordo, representado pela sigla BB, significa o lado esquerdo da embarcação. Esse nome vem da época das antigas navegações.

Quando os navios desciam o Atlântico ao longo da costa africana tinham a sua esquerda à terra com seus respectivos portos (bom bordo), e do lado direito havia apenas o mar e o desconhecido.

A cor da luz situada à bombordo de um navio é vermelho/encarnado (acredita-se que está relacionado ao coração e à saudade). Ela serve para alertar, durante à noite, as outras embarcações.

Na numeração de compartimentos, quando o último número é par, refere-se a um espaço a bombordo.

Bombordo em inglês é porthand ou port.

O que é estibordo?

Estibordo, representado pela sigla EB, é o lado direito de uma embarcação, voltado para a proa. No antigo francês, dizia-se stribord – que, por sua vez, veio do neerlandês stierboord (do lado do leme).

O lado estibordo de uma embarcação deve ser sinalizado, durante à noite, por uma luz de navegação verde.

Quando duas embarcações se aproximam em rumos contrários, as duas devem partir a estibordo de forma a passar bombordo com bombordo.

A numeração de compartimentos, quando o último número é par, indica um espaço a estibordo.

Em inglês, estibordo é starboard.

O que é boreste?

Boreste, BE, é o novo nome usado para se referir a Estibordo. O termo foi adotado pela Marinha de Guerra do Brasil em 1884 ao invés de estibordo para evitar confusão com bombordo.

Como as duas palavras são muito parecidas, estibordo passou a ser substituída por boreste, por questão de segurança na navegação, principalmente nas vozes de manobra ou em condições de mal tempo em que é difícil distinguir bombordo de estibordo.

Quais as principais partes de uma embarcação?

Além de bombordo e estibordo, também temos popa e proa.

Popa é a seção posterior do navio. É uma das partes mais importantes e respeitadas de uma embarcação. O termo deriva de Puppis, constelação do hemisfério sul e uma das partes da antiga constelação de Argo Navis, a nau de Jasão.

Proa é a parte da frente do navio, no sentido de marcha normal, na extremidade anterior.

Se um objeto estiver mais para a proa em relação a outro, diz-se que ele está a Ante-a-Vante (AAV) dele. Ou, no caso contrário, diz-se Ante-a-Ré (AAR).

Bombordo e Estibordo na navegação e outros termos náuticos

Os termos bombordo e estibordo são muito conhecidos da navegação, principalmente em relação à direção do vento e a posição da embarcação. Se o navio, por exemplo, se desloca para a direita, a manobra é conhecida como guinar para estibordo e se isso ocorre para a esquerda é chamada de guinar para bombordo.

Na terminologia náutica, também não existe ir para frente ou para trás e para a esquerda ou direita. Diz-se proa a popa e de bombordo a estibordo.

Outras diferenças em relação à navegação marítima e terrestre está na distância. Uma milha terrestre e uma milha marítima não expressam a mesma distância (a náutica equivale a 1852 metros e a terrestre a 1609 metros).

O mesmo ocorre com a velocidade. Em terra, diz-se quilômetro por hora e no mar usa-se nós.

Gostou de saber mais sobre o que é bombordo e estibordo e outros termos náuticos? Compartilhe essas curiosidades com seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

2 thoughts on “O que é bombordo e estibordo?

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?