barcos de pesca usado barcos de pesca usado

6 tipos de barcos de pesca

6 minutos para ler

Os barcos de pesca são embarcações extremamente procuradas. Mas para fazer uma compra acertada, é indispensável entender suas necessidades e as particularidades de cada modelo.

Afinal, há barcos específicos para quem pretende navegar em rios, mares, para praticar pesca em pé e assim por diante. Não sabe como escolher os melhores barcos de pesca? Siga conosco e entenda tudo sobre o assunto!

Como escolher entre os diferentes tipos de barcos de pesca?

Antes de sair às compras, você deverá analisar algumas características básicas das suas pescarias. Por exemplo: quantas pessoas usarão o barco de pesca, se haverá a necessidade de dormir no barco ou não e se o barco será usado apenas para pesca ou também para outras atividades aquáticas.

Além disso, avalie onde você costuma pescar. Se for navegar em águas abrigadas, como nos lagos e nos rios, a dica é optar por um barco de alumínio ou de fibra, com motor de popa mais forte (acima de 15 HP) ou com motor elétrico.

Já para navegar em águas abrigadas marítimas, é indicado um barco de fibra com motor de popa de no mínimo 15 HP ou pequenas lanchas. Para navegar em mar aberto, é importante escolher uma embarcação maior e mais segura, de no mínimo 25 pés e com, pelo menos, 2 motores, com potência mínima de 150 cavalos.

Outras questões também são importantes, dependendo das suas características. Quem está começando agora a navegar, deve procurar um barco que seja fácil de manobrar. Também é importante conferir o espaço interno, analisando se há local para as varas e os demais acessórios.

Caso vá comprar um barco usado, além das fotos de barcos de pesca, confira pessoalmente o estado do casco, as manutenções, o estado do motor e outros pontos de atenção.

Quais são os principais tipos de barcos de pesca?

Os barcos de pesca, em geral, contam com estruturas adequadas para essa atividade, como motor de popa com boa performance, espaço para isca e compartimentos para guardar varas e outros acessórios.

Se você está pensando em pescar em família, vale a pena investir em modelos com console central, que contam com assentos confortáveis e mais espaço interno. Os barcos de alumínio, por outro lado, são opções mais compactas e que oferecem alta resistência, fácil manutenção e baixo custo.

Veja abaixo algumas opções de barcos de pesca.

1- Bico ou quilhado

Esse barco de pesca é muito usado em lugares com marolas frequentes. Ele tem um formato de bico que permite alcançar maiores velocidades ao “cortar” a água.

Tem como característica a boa estabilidade em manobras em águas agitadas, além de contar com a borda mais alta que protege o pescador. Porém, como sua proa é mais estreita, esse modelo tem espaço interno reduzido, o que pode dificultar a movimentação no seu interior.

2- Chato

Esse barco de pesca é indicado para navegar em águas calmas, rasas e sem marolas. Por exemplo: lagos e represas. Ele é um barco que pesa menos e é bem estável.

O barco chato consegue alcançar boas velocidades devido a sua grande capacidade de aquaplanagem, o que também ajuda a economizar combustível. Possui as bordas mais baixas e o fundo chato, oferecendo maior espaço interno.

Porém, cuidado. Se você for navegar em locais de ondas ou corredeiras, ou ainda se carregar muito peso, ele poderá perder a estabilidade ou sofrer com a entrada de água no seu interior, pois sua borda é mais baixa.

3- Semichato

É um excelente barco para pesca, porque consegue equilibrar as vantagens e desvantagens dos outros dois modelos.

Ele conta com uma plataforma grande, perfeita para pescaria em pé e pesca esportiva. Ainda há modelos com fundo e boca mais largos que oferecem mais estabilidade, até mesmo em águas mais agitadas.

4- Lancha de pesca

São lanchas de médio ou pequeno porte, com tamanho variando de 15 a 30 pés. Em geral, são lanchas de alumínio que contam com apenas 1 popa e são destinadas à pescaria em água doce, como lagos, lagoas e rios. O motor tem potência entre 3.3 HP e 450 HP.

As lanchas maiores são destinadas às pescas marítimas. Elas são produzidas em fibras de vidro, tem tamanhos maiores que 15 pés e são usadas em pescas oceânicas. Como circulam em locais marítimos, contam com mais de 1 motor de popa e também sistema eletrônico, como sonar, GPS e outros.

5- Barcos de alumínio

Os barcos de alumínio são os mais procurados como barcos de pesca, principalmente por quem está começando. Os modelos com motor são excelentes para navegar em lagoas, rios e represas.

Você pode encontrar modelos com fundo chato e liso, que são os mais indicados para pesca, já que conseguem deslizar sobre qualquer superfície. A única desvantagem do barco de alumínio é que seu casco pode ser amassado. Mas, para isso acontecer, o impacto tem que ser grande. Com algumas manutenções, é possível fazer com que o casco retorne ao normal.

6- Caiaque de pesca

Outro modelo bem interessante é o caiaque de pesca. Ele é mais simples e menor, com versões tanto para pesca em pé como sentado. São barcos mais lentos, estáveis e que oferecem liberdade de movimentos.

Em geral, o caiaque de pesca vem equipado com compartimentos e escotilhas, além de porta-varas e outros acessórios importantes. O fundamental, na hora de escolher um modelo, é se atentar ao peso máximo que ele pode carregar, onde é indicada a navegação e também a facilidade de transporte.

Depois de ver todos esses tipos de barcos de pesca, você já sabe qual escolher? A Moto Oeste conta com vários barcos de pesca à venda, ideais para diferentes necessidades e perfis de pescadores. Confira e encontre o seu!

Posts relacionados