Qual o melhor: barco de fibra ou de alumínio?

4 minutos para ler

Na hora de comprar um barco, especialmente de pesca, um dilema é muito comum. Afinal, é melhor comprar um barco de fibra ou de alumínio? Ambos os materiais possuem pontos positivos e negativos.

Por isso, a escolha deve ser baseada, sobretudo, nas suas necessidades. É importante entender com qual finalidade você usará a embarcação, onde irá navegar e qual é o seu orçamento e disponibilidade de manutenção.

Parece muito complexo? A Moto Oeste te ajuda a encontrar o barco certo. Confira!

Barco de fibra

Os barcos de fibra são opções muito conhecidas de vários pescadores. Em geral, esse é um material mais pesado que o alumínio. Por isso, é mais estável e oferece melhor navegabilidade.

Além disso, devido ao seu peso mais elevado, o barco de fibra não é facilmente levado pelo vento. Isso faz com que naveguem mais devagar e de forma mais previsível.

Outra vantagem interessante é que a fibra de vidro é fácil de ser moldada em diferentes e complexos designs, o que permite criar cascos para várias necessidades. Por exemplo, com V-Shape em diferentes porções, para um barco ainda mais agressivo.

A facilidade em moldar a fibra de vidro também significa que você poderá ter mais acessórios integrados à estrutura do barco, como viveiro para peixes, espaços para sentar, entre outros.

Para muitas pessoas, a beleza do barco de fibra é incomparável. O que o torna uma das opções mais desejadas.

Desvantagens

Como tudo, porém, o barco de fibra conta com alguns pontos negativos. Os principais são:

  • os cascos de fibra podem craquelar com mais facilidade, por isso você precisará investir em pequenos reparos;
  • comparando com os barcos de alumínio, os barcos de fibra tendem a custar mais caro, tanto na compra, como os gastos de manutenção;
  • a fibra de vidro é mais pesada, o que deixa mais complicado o transporte do barco, sendo necessário o uso de marina em alguns casos.

Barco de alumínio

O barco de alumínio é uma das opções mais usadas para barcos de pesca. Afinal, é uma embarcação com custo acessível, tanto para a compra, como para a manutenção. 

O alumínio é um material muito mais leve que a fibra, o que significa que é mais fácil transportar esse barco. Você pode usar uma carreta e puxá-lo no carro, dispensando os custos com marina ou outros locais.

A leveza também faz com que você precise de um motor menos potente para que a embarcação se locomova com uma boa velocidade. Ajudando a economizar.

Além disso, os barcos de alumínio exigem menos manutenção, apenas o gel coat.

Outra vantagem é a resistência estrutural do material, que tende a ser maior que a da fibra de vidro. Ou seja, o barco consegue ter boa performance, segurança e economia. 

Desvantagens do Barco de Fibra

Assim como o barco de fibra, o de alumínio também possui alguns pontos negativos, como:

  • os barcos de alumínio podem ser mais barulhentos na água, o que pode ser um problema dependendo do local e dos peixes que deseja pescar;
  • os barcos sem manutenção podem sofrer com a corrosão, especialmente no caso de uso em água salgada.

E agora, qual escolher?

Tanto o barco de fibra como o de alumínio possuem vantagens e desvantagens. O segredo está em optar por aquele que ofereça mais benefícios para o tipo de navegação que você fará. 

Por exemplo, quem irá navegar em rios, costuma preferir os barcos de alumínio. Porque as pedras e outros itens do fundo do rio podem causar danos nos barcos que são mais fáceis  e mais baratos de recuperar nos cascos de alumínio do que de fibra.

Já quem irá navegar em baías abertas e agitadas, pode preferir os barcos de fibra. Porque eles são mais pesados e estáveis, assegurando uma navegação mais suave.

Isso também depende do tempo que você tem para fazer a manutenção e de onde deseja deixar o seu barco. Se a ideia é economizar com a manutenção e o transporte, o barco de alumínio é um grande aliado.

Por outro lado, se você vai fazer um tipo de pescaria em que uma rajada de vento levando seu barco em outra direção pode ser problemático, vale mais a pena investir no barco de fibra.Viu só como tanto o barco de fibra como de alumínio possuem prós e contras? Se você está em busca de um bom barco de pesca, confira as opções da Moto Oeste!

Posts relacionados

Deixe um comentário