barco de aluminio barco de aluminio

Barco de Alumínio: 5 informações úteis!

9 minutos para ler

O barco de alumínio é bastante comum e muito procurado especialmente por pescadores. E isso não é por acaso, já que esse tipo de embarcação conta com muitas vantagens, como um preço atraente e boa resistência.

Se você está pensando em comprar um barco de alumínio, precisa conferir as informações importantes que separamos!

1- Para quem o barco de alumínio é indicado?

Os barcos de alumínio são os que têm fundo chato e liso. Eles deslizam facilmente sobre possíveis detritos presentes na água.

Essas embarcações podem ser produzidas de metal puro ou de ligas de alumínio e têm características como: estabilidade, resistência à corrosão, leveza, velocidade e a não necessidade de pintura.

Por essas características, o barco de alumínio é muito indicado para pescadores esportivos, principalmente amadores e iniciantes que costumam pescar em rios, lagos e represas.

Se a ideia é, realmente, comprar um barco de pesca, a sugestão é optar por um barco de alumínio com motor com o fundo chato e liso. A única desvantagem dessa embarcação é que o casco pode ser amassado em casos de impactos grandes. Porém, mesmo nesse caso, com a manutenção certa, é possível reparar seu barco.

2- Quais as vantagens do barco de alumínio?

O barco de alumínio possui algumas características que fazem com que ele se destaque. Veja as principais vantagens que o material oferece:

  • Leveza: o casco de alumínio pesa menos da metade de um casco de aço, por exemplo. Isso significa que você poderá carregar uma quantidade maior de carga, precisará de um motor com potência menor e terá um barco mais estável e mais seguro;
  • Resistência: o alumínio tem a mesma resistência estrutural que os barcos em aço, sendo mais leve e estável. Na prática, isso significa mais segurança, performance e economia, sem perder resistência e estabilidade;
  • Durabilidade e custo acessível: o alumínio não é inflamável, não absorve água e não deforma como outros materiais. Por isso, um barco de alumínio é mais durável e tem menor custo de manutenção, não sofrendo com tantos danos com o passar dos anos como outros materiais;
  • Não precisa ser tratado: o alumínio, em sua forma bruta, possui uma proteção natural, dispensando a necessidade de tratamento como outros materiais;
  • Estética agradável: o barco de alumínio ajuda a economizar até mesmo em relação à estética, já que ele é agradável mesmo sem acabamento ou pintura. Assim, a estrutura do barco pode, caso você queira, permanecer crua ou bruta.

Além de todos esses pontos, o alumínio ainda é 100% reciclável e a fabricação dos barcos nesse material não libera gases nocivos na atmosfera.

Por tudo isso, os barcos de alumínio são opções baratas, práticas, duráveis e de fácil manutenção, que podem ser acoplados a diferentes tipos de motorizações, podendo ser usados para pescas em rios, lagos e vários outros ambientes.

3- Quanto custa um barco de alumínio?

O preço de um barco de alumínio é bastante variável, dependendo do modelo, da marca, do tamanho, do tipo de casco e outras características que diferenciam uma embarcação da outra.

É possível encontrar barcos de 5 metros a partir de R$ 7 mil, nos modelos mais simples. Os mais sofisticados e já com motorização podem custar até R$30 mil ou mais.

4- Qual o melhor modelo de barco de alumínio?

Existem vários barcos de alumínio de marcas renomadas no mercado. O melhor é aquele que se adequa às suas necessidades, características e tipos de uso. Abaixo, separamos as melhores marcas de barcos de alumínio, para ajudar na sua compra:

  • Levefort, é considerada a melhor marca de barcos de alumínio, sendo ideal como barco de pesca;
  • Pantanaltica, indústria de barcos e lanchas para pesca em água doce;
  • Metalglass, empresa com mais de 25 anos de experiência com a produção de barcos de alumínio naval;
  • Pety Brazil, uma das líderes de venda de barcos de alumínio no país, sendo o primeiro fabricante a produzir barcos em 3 modelos, rebitado, soldado e 100% soldado;
  • Mogi Mirim, fábrica que utiliza chapas e perfilados estruturais no desenvolvimento dos seus barcos e ainda permite a personalização das embarcações, desde a pintura até os detalhes;
  • Metal Forte, tem como características de destaque o bom acabamento, a segurança e a durabilidade das suas embarcações;
  • Barcos Paranã, produz embarcações, carretas e motores para pesca e lazer.

5- Como comprar um barco de alumínio usado?

Para comprar um barco de alumínio usado, é fundamental tomar alguns cuidados. O primeiro deve ser em relação ao casco, porque, como você viu, ele pode amassar dependendo do impacto e da falta de manutenção.

Veja o que analisar no momento da compra e acerte na escolha!

1- Planeje a sua compra

Se você for comprar um barco para pesca, precisa pensar no tipo e modelo mais adequados às suas necessidades. Existem modelos projetados especificamente para navegar em determinados cursos de água.

Além disso, é importante considerar o espaço de armazenagem, uma vez que você precisará levar as varas, iscas, cooler etc. Também avalie o peso total do barco, considerando todos os itens presentes (motor, tanque de combustível cheio, âncora, tralha e acessórios), além dos pescadores que usarão a embarcação.

Outro detalhe é a altura da borda que tem a função principal de proteger os pescadores das ondas dentro do barco (marolas). Quanto mais alta for a borda, mais peso você poderá carregar. O barco de alumínio 6 metros borda alta usado é um dos mais procurados para compra, assim como o barco de alumínio de 3,5 metros usado.

Não se esqueça de pensar no modelo de barco de alumínio usado que traga mais estabilidade. Em geral, os modelos mais largos são mais estáveis, assim como os cascos com maior V na popa ou fundo em V, além da proa quilhada.

2- Entenda o modelo certo de barco de alumínio para você

Ainda na fase de planejamento, é importante você pensar qual modelo de barco de alumínio usado deseja comprar. As opções são:

  • chato: mais usado em águas calmas, rasas e sem marolas, por exemplo represas e lagos. Ele é mais estável e pesa menos, além de alcançar boa velocidade graças a sua capacidade de aquaplanagem. Possui bordas mais baixas e fundo chato e oferece bom espaço interno. Porém, se você carregar muito peso ou na presença de corredeiras e ondas, pode perder estabilidade ou entrar água no seu interior (devido à borda baixa);
  • bico ou quilhado: é mais usado em locais com marolas frequentes. Ele alcança mais velocidade ao cortar a água devido ao seu formato em bico. Possui boa estabilidade em águas agitadas e uma borda mais alta, que ajuda a proteger o pescador. Como tem uma proa estreita, entretanto, o espaço interno é reduzido;
  • semichato: excelente modelo para pesca, pois equilibra as vantagens e desvantagens dos outros dois modelos. Tem uma plataforma grande ideal para pesca esportiva e existem modelos com fundo e boca mais larga que oferecem mais estabilidade, mesmo em águas agitadas. Contudo, como oferece mais tecnologia e segurança, também tem um custo mais elevado.

3- Avalie o casco do barco de alumínio usado

Na hora de avaliar os diferentes barcos usados de alumínio, sempre confira como está o casco de cada embarcação. É importante que o casco esteja sem rachaduras ou fissuras.

Analise, ainda, se há bolhas no casco abaixo da linha d’água, se a laminação ao redor do eixo do leme está intacta e se o interior do barco está seco. O estado dos rebites é de fundamental atenção para os barcos de alumínio.

4- Confira o funcionamento do motor

Caso o barco de alumínio usado tenha um motor de popa, retire-o para verificar o estado do espelho de popa do barco e o local de fixação do item.

Analise, ainda, se a temperatura da água e a pressão do óleo estão normais em velocidade de cruzeiro, se a rotação máxima é a especificada pelo fabricante e se o motor não apresenta ruídos estranhos, como sons metálicos e estalos.

Verifique como está a pintura do motor, se houver bolhas pode ser um indicativo de superaquecimento. Informe-se sobre o número de horas de funcionamento do motor e solicite os comprovantes das revisões periódicas.

Não se esqueça de conferir como está o leme e as mangueiras de acionamento, o sistema elétrico e o sistema de propulsão do motor. Outra dica importante é pedir a opinião de um mecânico de confiança.

5- Faça um test drive

Impossível comprar um barco de alumínio usado sem, antes, realizar um test drive. Aproveite este momento para avaliar o estado dos cabos de comando e se o barco corta a água ou a empurra.

Prefira barcos com a proa mais afilada, que cortam a água, porque eles consomem menos combustível. Barcos de proa arredondada empurram a água e exigem um esforço maior do motor.

Outra dica importante é nunca comprometer toda a sua renda na compra do barco. Reserve uma parte, por exemplo, para a compra de uma carreta. E lembre-se de pensar, antes, onde guardará seu barco e como fará o transporte dele.

E, claro, sempre procure comprar de lojas de confiança, que oferecem toda a documentação e as informações precisas tanto do barco como do motor.

Agora você já sabe tudo sobre o barco de alumínio? Encontre as melhores opções para você na Moto Oeste!

Posts relacionados

Deixe um comentário