Arrais amador: saiba como tirar essa habilitação

4 minutos para ler

Quando pensamos em segurança ao navegar em uma embarcação, logo nos vem à cabeça se a documentação e a manutenção do barco estão em dia. Mas outro fator muito importante, e que poucos se lembram, é a documentação do condutor.

Somos obrigados a ter a nossa carteira nacional de habilitação no meio terrestre e para navegar também. Se você não for da marinha mercante nem militar, o único jeito de pilotar um veículo aquático é providenciando a carteira de habilitação náutica.

Tem dúvidas e quer saber como tirar o arrais amador? Então não deixe de ler este post, vamos explicar tudo para você. Boa leitura!

O que é arrais amador?

O termo arrais é designado para profissionais da marinha mercante, entretanto, há a possibilidade de poder pilotar embarcações de forma não profissional — amadora —, por isso o nome arrais amador.

Por meio dessa habilitação, você pode pilotar barcos com motor, de qualquer tamanho, nos limites da navegação interior — em água abrigadas: baías, canais, lagoa, lagos e rios.

Existem três tipos dessa habilitação, pode-se dizer que são classificadas em níveis hierárquicos, pois cada uma delas exige um tempo de experiência e, por consequência, aumentam os limites de navegação. Veja abaixo:

  • Arrais Amador (ARA) — pode conduzir embarcações nos limites da navegação interior, com exceção da moto aquática;
  • Mestre Amador (MSA) — pode conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, dentro dos limites de navegação costeira, também com exceção da moto aquática;
  • Capitão Amador (CPA) — é permitido conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, neste caso, não tem limites de afastamento da costa.

Quais são os pré-requisitos?

Para conseguir a habilitação de Amadores, o interessado não passará por um processo longo e burocrático. Mas para dar continuidade e passar para as próximas etapas, é necessário preencher alguns pré-requisitos:

  • o indivíduo precisa ter 18 anos completos;
  • ser habilitado — Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • ter um atestado médico que comprove aptidão física e mental para conduzir, caso não tenha a CNH.

Quais são os documentos exigidos?

No site do Governo, é possível obter a lista de documentos exigidos para obtenção do arrais amador. Abaixo, listamos para você!

  • atestado médico ou CNH;
  • atestado de treinamento náutico em estabelecimento cadastrado — mínimo de 6 horas de aulas práticas;
  • cópia autenticada da carteira de identidade e do CPF;
  • cópia do comprovante de residência — no máximo 90 dias;
  • formulário eletrônico devidamente preenchido — deve ser impresso e assinado;
  • recibo da taxa da inscrição, GRU — Guia de Recolhimento da União.

Todos os documentos que necessitam de autenticação podem ser autenticados no local, desde que apresentado o documento original.

Quais são as etapas para tirar a habilitação?

Ao todo, são quatro etapas necessárias. Abaixo listamos a ordem que deve ser seguida:

  1. curso teórico de habilitação náutica;
  2. aulas práticas — no mínimo, seis horas;
  3. inscrição para o exame realizada na Capitania dos Portos da sua região — prova escrita com 40 questões de múltipla escolha e o candidato deve acertar pelo menos 50%;
  4. retirada da Carteira de Habilitação Náutica no local onde entregou a documentação para o exame.

Quais são os outros tipos de CHA?

Além do arrais, mestre e capitão amador, outra Carteira de Habilitação de Amadores (CHA) específica é a que pertence à categoria motonauta. Essa carteira surgiu no ano de 2012 e é para quem deseja conduzir motos aquáticas.

Se o seu desejo é obter habilitação para embarcações e motos aquáticas, você deve fazer a inscrição para as duas áreas.

Para veleiros, também existe uma habilitação específica, que é direcionada apenas para a condução de embarcações a vela, dentro dos limites da navegação interior, como a moto aquática e o arrais amador.

Gostou de saber como tirar a habilitação para arrais amador? Então siga nossas redes sociais para ficar por dentro desse e de outros assuntos do meio náutico!

Posts relacionados

Deixe um comentário

× Como posso te ajudar?